Quando o calor do fogo consegue moldar a solidez do ferro, nasce a arte. É precisamente a partir desta centelha que Marco Baccolo em 1921, na sua pequena oficina de artesãos juntamente com o seu filho Silvano, deu início a uma longa jornada que leva a L’Artistico aos dias de hoje. Uma intuição que do artesanato de um ferreiro primeiro adornou jardins e cidades e depois aqueceu a intimidade das paredes da casa.

Ao longo dos anos, a paixão da L’Artistico pelo fogo encontrou a sua plena realização no fabrico de acessórios para lareiras, fogões e recuperadores de calor. Hoje, Giovanni e Ercole mantêm uma tradição familiar importante não só na Itália, mas também internacionalmente.

A L’Artistico desenvolveu recentemente um programa de investimento em novos equipamentos e tecnologias avançadas, o que permite agora à empresa fabricar mais componentes críticos, corpos centrais e componentes para fogões e lareiras, obtidos por processos de dobragem de chapas de diferentes espessuras com geometrias complexas, mantendo a elevada qualidade da forma e tolerâncias exigidas.