Salamandra Tek Stone 10.3kW - Ambiente

Muitas vezes os clientes procuram soluções de aquecimento mas não sabem quais as diferenças entre recuperadores de calor e salamandras. Primeiro temos de analisar as necessidades do cliente e as condições da casa. As funcionalidades são exactamente as mesmas, o rendimento e as características técnicas dependem de cada aparelho em si e não do facto de ser recuperador ou salamandra.

A única coisa que os diferencia é a instalação. Sendo que, a salamandra não necessita de ser incorporada na parede, apenas precisa de um tubo com ligação exterior (chaminé). Excelente para quem não quer fazer obras em casa. Quanto ao recuperador, é para embutir numa estrutura em alvenaria (tijolo) ou pladur, fazendo uma chaminé.

O que é um recuperador de calor?

Os recuperadores são uma excelente escolha caso já tenha uma lareira. Nalguns modelos é possível fazer a distribuição de ar canalizável para outras divisões. Um recuperador de calor pode ser colocado numa lareira já existente ou embutido numa estrutura em pladur que oculta as tubagens.

Vantagem dos recuperadores:
– Podem ser embutidos numa lareira tradicional já existente na habitação ou numa estrutura em pladur devidamente preparada para o efeito;
– São mais seguros que as lareiras abertas (a porta não permite que caiam brasas);
– O seu rendimento é superior a uma lareira tradicional, visto que, a combustão dos materiais é depois recuperada e reutilizada;
– As portas de vidro permitem visualizar a chama, proporcionando um momento relaxante;
– Pode optar por um recuperador a lenha ou pellets, fontes de energia renováveis.

O que é uma salamandra?

As salamandras não são encastráveis, ou seja, já têm acabamento para ficarem totalmente visíveis. Além disso, visto não necessitarem de uma lareira, podem ser colocadas em qualquer parte da casa desde que faça uma saída de fumos. Além de proporcionarem um aquecimento a baixo custo, ao utilizarem biomassa, constituem-se como elementos decorativos e podem ter um design moderno ou tradicional. No entanto, ao contrário dos recuperadores não é possível ter saídas de ar quente canalizáveis numa salamandra a lenha. Mas, já existem salamandras a pellets com uma e até duas saídas de ar quente canalizáveis.

Benefícios das salamandras:
– A sua instalação é bastante rápida, segura, barata e fácil;
– Se está numa casa arrendada pode colocar uma salamandra, a lenha ou pellets, e depois removê-la quando sair;
– Não requerem a construção de uma chaminé, mas apenas uma conduta de evacuação de fumos.