Procedimentos de Arranque

Os equipamentos de aquecimento a energias renováveis devem ser instalados por profissionais qualificados, de acordo com a regulamentação em vigor, de acordo com as instruções de instalação indicadas nos manuais de instruções de cada fabricante e com todas as regras respeitantes à montagem de chaminés;

Uma instalação que não cumpra a regulamentação em vigor e/ou o manual de instruções, poderá anular a garantia do equipamento, pois a utilização em situações desconformes poderá causar danos ou degradação precoce de materiais e componentes; O arranque é realizado de acordo com os procedimentos específicos de cada fabricante. É da responsabilidade do Cliente a realização deste procedimento antes de qualquer utilização efectiva dos equipamentos.

Equipamentos a Pellets

EScalor, Ferlux, Boreal e Subtil: Os equipamentos a pellets as marcas EScalor, Ferlux, Boreal e Subtil já incluem o serviço de arranque, que é pré-agendado automaticamente pela Smartfire aquando da aquisição. O procedimento é obrigatório e motivo de exclusão imediata de qualquer garantia contra defeitos de fabrico se não for realizado. Os serviços da empresa Chamy (SAT oficial destas marcas) contactarão o cliente para se inteirarem da data de instalação e agendarem a posterior deslocação ao local de instalação para realização do serviço. Qualquer necessidade de assistência em garantia será assegurada por esse mesmo serviço técnico. O serviço apenas está disponível para equipamentos instalados em Portugal Continental. Para reagendamentos ou qualquer outro assunto relacionado com o arranque deverá contactar directamente Chamy através de qualquer das formas de contacto disponibilizadas no site www.chamy.pt.

Solzaima: O arranque de equipamentos Solzaima é realizado pelos técnicos da própria marca e tem um custo (indicativo) de 50€+IVA, pagos directamente ao técnico no acto. O pedido poderá ser feito através de registo no site da marca em www.solzaima.pt/apoio-a-cliente.

Eva Calor e Olimatik: O arranque de equipamentos da Eva Calor e da Olmatik poderá ser solicitado à empresa Chamy através do link www.chamy.pt/index.php/servicos/assistencia-outras-marcas. O custo do serviço será informado pela empresa.

Equipamentos a Lenha

Kratki: Em todos os equipamentos a lenha da marca Kratki vendidos pela Smartfire o cliente deverá após a sua instalação efectuar o arranque / vistoria da instalação do equipamento para validar a conformidade da mesma. Este procedimento é implementado também nestes equipamentos a lenha para proteção do cliente em relação a uma má instalação, para que esta não seja motivo de exclusão da garantia contra possíveis defeitos de fabrico, para segurança de utilização e máxima longevidade do equipamento. O arranque poderá ser solicitado à empresa Chamy através do site www.chamy.pt/index.php/servicos/assistencia-outras-marcas. O custo do serviço será informado pela empresa. Ficam dispensados deste procedimento os Clientes que recorram a empresas instaladoras parceiras da Smartfire para a instalação de equipamentos Kratki.

Outras marcas: O arranque/ vistoria de instalação é altamente recomendada, pelos mesmos motivos indicados em relação à marca Kratki.

 

Manutenção Anual Obrigatória de Equipamentos a Pellets

Nos equipamentos a pellets, para além das manutenções diárias e semanais que constam dos manual de instruções dos equipamentos, é igualmente obrigatório efetuar periodicamente a limpeza no seu interior e respectiva chaminé de evacuação de fumos. Estas tarefas devem ser realizadas por técnico especializado a cada 600-800 kg de pellets consumidos, no caso das salamandras (ar e água) e caldeiras compactas, e a cada 2000-3000 kg de pellets consumidos, no caso das caldeiras automáticas (valores estimados que variam de fabricante para fabricante – consulte manual do equipamento). No caso, destas quantidades não serem consumidas é obrigatória a realização de pelo menos uma manutenção preventiva sistemática com periodicidade anual.

Fica a cargo do cliente garantir que são efectuadas as manutenções periódicas, conforme indicado nos manuais de instruções e manuseamento que acompanham os equipamentos. Sempre que solicitada, para efeitos de garantia, a mesma deve ser comprovada pela apresentação do relatório técnico da entidade responsável pela mesma, ou, em alternativa pelo registo das mesmas no manual de instruções na secção dedicada. A empresa Chamy poderá prestar esses serviços, mediante orçamento e acordo (directo) com o cliente.

O ideal será que seja feita após a época de utilização (durante a primavera / verão), antes do outono seguinte ou de voltar a utilizar o equipamento. A manutenção anual normalmente inclui:

– Inspeção e limpeza geral da conduta de fumos;
– Limpeza dos ventiladores, elementos mecânicos e fixações;
– Verificação da vela de incandescência e respectivo compartimento;
– Inspeção visual de cabos elétricos e conexões;
– Limpeza do depósito de pellets e verificação de folgas no parafuso de alimentação;
– Inspeção e limpeza da tubulação de gases de combustão;
– Verificação o circuito hidráulico no caso das salamandras hidro;
– Testes funcionais;
– Realizado sempre de acordo com as regras exigidas pelo fabricante.

O serviço de manutenção anual de equipamentos a pellets poderá ser solicitado à empresa Chamy – www.chamy.pt

Manutenção Anual Recomendada de Equipamentos a Lenha

Para além da manutenção regular de limpeza de cinzas e outros procedimentos indicados pelo fabricante, a limpeza da chaminé deve ser feita anualmente, prevenindo a acumulação de resíduos prejudiciais, de forma a diminuir o risco de incêndio nos edifícios e de problemas de saúde relacionados com o foro respiratório. As companhias de seguros alertam para a conservação e manutenção das condutas, sendo as mesmas da responsabilidade do segurado. Ou seja, não é obrigatória a limpeza da chaminé mas não havendo manutenção e conservação da mesma, em caso de incêndio o mais provável é a companhia de seguros não cobrir o sinistro.

O serviço de limpeza de chaminés poderá ser solicitado à empresa Chamyhttps://www.chamy.pt/index.php/limpeza-de-chamines. A Chamy emite, a cada limpeza de chaminé, um Certificado de Conformidade com o prazo de validade de 1 ano, que atesta a respetiva manutenção e que dá garantia, em caso de incêndio, na activação do respectivo seguro.