Entregas de Equipamentos – Informações Importantes

Em Portugal continental a entrega do equipamento são feitas maioritariamente pelas transportadoras TNT, Dachser ou Torrestir no dia útil seguinte ao envio do email de confirmação de envio. Em situações extraordinárias poderá ser entregue apenas no segundo dia útil seguinte. Deve ter especial atenção:

Na morada indicada para entrega deverá estar sempre alguém presente (ou uma pessoa mandatada para receber) entre as 9h e as 18h no dia seguinte a receber o email de confirmação de expedição da encomenda (Portugal continental).

O número de telefone do cliente é enviado na documentação para que o estafeta o possa contactar em caso de dúvida na morada de entrega (ou eventualmente não atender a porta). No entanto, não é garantido que o estafeta estabeleça qualquer contacto prévio.

As entregas são sempre feitas ao nível da rua, pelo que o cliente deverá providenciar eventual mão-de-obra ou meios necessários para o transporte do(s) equipamentos(s) para o interior da habitação, garagem ou andar do edifício. Se o acesso ao interior da propriedade do cliente não apresentar nenhum inconveniente, como degraus, lancil, rampas, relva, terra batida, muretes, etc., que impeçam as manobras de um porta-paletes, o estafeta pode, eventualmente, ter a gentileza de deixar o equipamento onde solicitar, mas não é sua obrigação. A Smartfire não assume quaisquer custos adicionais de entregas especiais  / meios / mão-de-obra que possam ser solicitadas pelo cliente à transportadora ou a outras entidades.

Em caso de obstáculos inultrapassáveis para a transportadora realizar a entrega, como por exemplo local inacessível ao veículo necessário para realizar a entrega (passagens estreitas, centros históricos, ruas sem saída, obras ou outros obstáculos), localizações com acesso por estradas ou caminhos privados, os clientes deverão contactar previamente a Smartfire para que a situação possa ser avaliada. Caso contrário, a encomenda apenas poderá ser entregue em outro local com acesso viável, a acordar com o cliente.

Caso não esteja ninguém no local para receber e não for possível, telefonicamente, agilizar de alguma forma a entrega com o estafeta, ser-lhe-ão cobradas taxas de reentrega / armazenamento referentes a este envio e só após boa cobrança a mesma será entregue.

Muita atenção a esta informação abaixo!

Todas as encomendas entregues devem ser objecto de uma minuciosa verificação e apurada inspeção visual antes do cliente assinar a recepção da encomenda. Preste extrema atenção ao estado exterior da embalagem, pois irá sempre reflectir um potencial dano no produto. Ignore quaisquer pedidos do estafeta da transportadora para que o faça rapidamente (porque está com pressa ou qualquer outro motivo), tome o tempo que necessitar para se certificar da total integridade do equipamento.

 Todos os equipamentos são embalados convenientemente para serem transportados. Embora as transportadoras por norma não permitam a abertura de integral das embalagens antes da assinatura de recepção, note que, embora não possa abrir para verificar o conteúdo, o cliente pode tocar, percepcionando através do tacto se permanece bem fixa (se algo abanar é de imediato um mau sinal), sons de peças ou vidros a cair no interior, peças soltas, entre outros potenciais problemas. No caso de equipamentos com vidros, tais como recuperadores, salamandras e outros, deve obrigatoriamente (é muito importante) verificar a integridade dos mesmo aquando da recepção (se não estiver visível deve desembalar parcialmente, o suficiente para conseguir verificar) na presença do estafeta.

Caso verifique quaisquer mínimos sinais de danos no exterior da embalagem da encomenda, por mais pequenos que sejam, deve obrigatoriamente assinalar no comprovativo de entrega a anomalia verificada, como por exemplo: vidro partido, caixa aberta, vincada, volume furado, rasgado, amassado, fixação solta, com fita cola que não pareça ‘original’, solto ou torto na palete, etc. Indique sempre qualquer coisa que repare, mesmo que mais tarde verifique que não há qualquer dano no equipamento, pois é mais seguro para o cliente do não indicar nada e verificar posteriormente que está danificado. Neste campo de reservas, o cliente nunca deve escrever “encomenda sujeita a conferência” ou qualquer afirmação similar, uma vez que não tem qualquer valor jurídico para as seguradoras.

Sem qualquer ressalva escrita pelo cliente no mesmo documento (ou PDA) que assina, a encomenda não poderá ser objecto de reclamação posterior junto da Smartfire ou do transportador. A verificação é considerada efectuada e o produto entregue em boas condições uma vez a guia de porte da transportadora assinada sem quaisquer observações. Caso por qualquer motivo não possa receber a encomenda pessoalmente deverá obrigatoriamente sensibilizar e instruir quem recebe (todo e qualquer terceiro mandatado pelo cliente) para todas estas questões e procedimentos.

Se verificar alguma anomalia no processo de entrega, como por exemplo falta de condições de segurança na descarga (o transportador é responsável pela descarga, que deve ser feita com veículo e com meios apropriados à dimensão e peso do(s) volume(s) a entregar) ou algum tipo de recusa do estafeta em permitir ao cliente assinalar anomalias na guia do transportador, deve contactar imediatamente a Smartfire.

Em caso de verificar algum dano deve de imediato adoptar os procedimentos descritos no Ponto 8.5 dos nossos termos e condições de venda. Reforçamos que  verificação do estado do produto é crucial e considerada como efectuada e o produto entregue em boas condições uma vez a Guia de Porte assinada sem quaisquer observações, não podendo a Smartfire ser responsabilizada por quaisquer danos que só se verifiquem posteriormente! Queremos, por esta forma, chamar a atenção para o cumprimento de todas as regras e procedimentos acima mencionados de modo a salvaguardar todas as partes envolvidas.

Na recepção da encomenda, o cliente deverá também verificar de imediato a conformidade dos produtos em tipo, qualidade ou quantidade em comparação com as dados da encomenda efectuada.

A reclamação de danos em transporte e/ou de não conformidade dos produtos recebidos deve ser efectuada por email, obrigatoriamente para o endereço de email [email protected], no prazo máximo de 48 horas à entrega da encomenda, conforme o ponto 8.6 dos nossos termos e condições de venda.

 

Relembramos ainda que todas estas informações constam dos nossos Termos e Condições de Venda, que o cliente deve obrigatoriamente ler atentamente, na integra, antes de qualquer compra e que aceita ao encomendar à Smartfire.