- Display 60 Products per page
Um forno a lenha nunca sairá de moda porque é inegável a qualidade que imprime nos assados, sendo que a lenha tem sempre uma conotação mais tradicional.
A lenha é conhecida como a fonte energética renovável mais antiga utilizada pelo Homem. Em Portugal conseguimos ter acesso facilitado a lenha de diversos tipos a baixo custo.
Trata-se de uma matéria-prima com muito potencial, visto permitir atingir elevadas temperaturas. Assim, os alimentos confeccionados em fornos a lenha comparativamente com os cozinhados num forno a gás ou eléctrico ganham outro sabor. O tempo de cozedura de um forno a lenha pode ser mais longo ou mais rápido consoante a quantidade de lenha que colocar.
Quanto ao seu design, existe uma grande variedade de fornos a lenha, desde os modelos mais tradicionais e rústicos até fornos mais modernos com acabamentos premium. Qualquer uma das hipóteses se integra perfeitamente bem nos mais variados tipos de espaços.
Durante a combustão da lenha, o calor é acumulado na massa refratária, com um rendimento otimizado pela forma e espessura das peças. Essa longa convecção garante um cozimento eficiente e permite programar uma grande variedade de assadeiras em um só calor. São necessários apenas 4 a 6 kg de madeira para aquecer o forno a mais de 400°C e cozinhar pizzas.
Inteiramente feitos de materiais de qualidade e construídos de acordo com um know-how tradicional, os fornos a lenha da Smartfire têm uma grande durabilidade, valorizam o meio ambiente e serão um legado para as gerações futuras.
Diz a tradição que o forno a lenha deve ser aquecido no dia anterior ao seu uso. Com os novos fornos a lenha não é necessário. Graças à capacidade otimizada de armazenamento térmico das massas refratárias, é possível subir em menos de uma hora a + 400 ° C. Os alimentos, os seus sabores e texturas serão preservados e sublimados, graças às virtudes do calor da lenha.
O cozimento por radiação, condução e convecção dá tempo aos alimentos para revelar seus sabores. Cientes dessa contribuição inestimável, os Grands Chefs integram um forno a lenha na cozinha. Além disso, o prazer de cozinhar na companhia de uma ferramenta tradicional, moldada em um material nobre, não é estranho à sua escolha.
Um forno a lenha é ao mesmo tempo forno de pão, forno de pizza e churrasco:
– Para grelhar, cozinhar diretamente na base (sem grelha):
– Saudável porque não há contato com a chama
– Sem fumo ou odores desagradáveis
– Sem grelhas para limpar