Informações Importantes de Segurança - Avisos Gerais

Para sua segurança, a Smartfire destaca neste espaço informações genéricas de segurança e avisos de perigo, na utilização / manuseamento de alguns equipamentos que comercializa. Não dispensa a consulta e a leitura atenta, na íntegra, do Manual de Instruções de cada equipamento. A leitura e conservação do Manual de Instruções é obrigatória para eventuais questões relacionadas com garantia e para sua segurança.

Ttodos os equipamentos de e acessórios devem ser instalados e manuseados de acordo o respectivo manual de instruções do fabricante e de acordo com as normas vigentes aplicáveis.

Para uma explicação mais detalhada e personalizada do funcionamento / manuseamento de um equipamento específico, necessária para operação de aparelhos motorizados de corte, por favor envie-nos um email para [email protected] com vista ao agendamento uma videochamada via whatsapp / skype, antes da primeira utilização.

Um aparelho motorizado de corte (ex: motoserras, roçadoras, etc.)  deve ser utilizado exclusivamente para os fins a que é destinado, não devendo ser utilizado para outros fins. Leia atentamente o manual de instruções antes da primeira colocação em funcionamento e conserve-o num local seguro. O manual deve encontrar-se sempre disponível no local de utilização do aparelho motorizado e deve ser lido por todas as pessoas incumbidas com trabalhos com e no aparelho (mesmo para a manutenção, limpeza e conservação).

Utilize o aparelho motorizado de corte com o maior cuidado. O manuseamento de aparelhos motorizados constitui um elevado risco em caso de procedimento irresponsável ou incorrecto. Trabalhe sempre com o maior cuidado e atenção em relação a todos os possíveis perigos e situações que possam surgir. Nunca realize procedimentos para os quais não se sente à vontade ou cujos riscos não consegue avaliar completamente. Se após a leitura do manual de instruções continuar inseguro, peça conselhos a um técnico ou frequente uma formação sobre o manuseamento seguro do aparelho motorizado (por exemplo escolas florestais, etc.). A não observância dos avisos de segurança pode constituir perigo de morte. Cumpra os regulamentos de prevenção de acidentes das associações profissionais.

• Tenha disponível um extintor nos trabalhos em vegetação facilmente inflamável e em caso de seca (perigo de incêndio).
• Se trabalha pela primeira vez com um aparelho motorizado, solicite-nos uma demonstração e explicação acerca do manuseamento seguro deste aparelho.
• Crianças e adolescentes com idade inferior a 18 anos não podem trabalhar com este aparelho motorizado; excepto adolescentes com idade superior a 16 anos, que se encontrem em formação supervisionada.
• Regra geral, o aparelho motorizado é utilizado - mesmo no arranque - por uma pessoa. Mantenha pessoas e animais afastados da zona de trabalho. Tenha especial atenção a crianças, assim como a animais que se encontram nos arbustos. No caso de aproximação de uma pessoa ou ser vivo, pare imediatamente a máquina e a ferramenta de corte. O utilizador é responsável pelos perigos ou acidentes que possam ocorrer a terceiros e ao seu património.
• Este aparelho pode apenas ser emprestado ou entregue a pessoas que estejam familiarizadas com este modelo, sua operação e o manual de instruções. Entregue sempre o manual de instruções.
• Quando trabalhar com este aparelho deverá estar em boa condição física, descansado e saudável.
• Pessoas sob a influência de álcool, drogas ou medicamentos que afectam a capacidade de reacção não podem utilizar este aparelho.
• Não efectue quaisquer alterações aos dispositivos de segurança e peças de operação existentes.
• O aparelho motorizado pode apenas ser utilizado em estado operacional seguro – Perigo de acidente! O aparelho motorizado deve ser verificado antes de cada utilização quanto ao seu perfeito estado.
• Apenas devem ser utilizados acessórios e componentes fornecidos pelo fabricante e expressamente autorizados para a montagem no modelo do equipamento.
• A operação fiável e a segurança do aparelho dependem também da qualidade das peças sobresselentes utilizadas. Utilize apenas peças sobresselentes originais. Apenas as peças originais são oriundas da produção do aparelho e garantem por isso a maior qualidade possível relativamente a material, dimensão, função e segurança. Tenha em atenção que na utilização de peças não originais a prestação da garantia é anulada.
• Quando o aparelho não é utilizado, este deve ser desligado de forma segura para não constituir um perigo para outras pessoas. O motor deve ser desligado.

Quem não observar os avisos de segurança, utilização e manutenção tem igualmente a responsabilidade por todos os danos e danos consequenciais provocados.

Vestuário de Trabalho

Para evitar ferimentos use vestuário regulamentar (Calças com protecção de corte) e equipamento de protecção. O vestuário deve assentar de forma justa (sem folgas), mas não deve limitar os movimentos.

Para sua segurança:

• Não use cachecóis, gravatas, jóias ou outras peças de vestuário que possam ficar presos na ferramenta de corte, na vegetação ou nos ramos.
• Os cabelos compridos devem ser apanhados e presos (lenço, touca, capacete, etc.).
• Usar calçado sólido com sola aderente, preferencialmente calçado de segurança com biqueira de aço.
• Usar luvas de protecção com superfície anti-derrapante.
• Usar uma protecção auricular individual e uma protecção facial (por ex. viseira no capacete).
• Em todos os trabalhos em floresta é obrigatório o uso de um capacete. Os ramos em queda constituem um grande perigo.

Informações gerais de segurança para utilização de serras de corrente

Se tiver um conhecimento básico da sua serra e das aplicações a que se destina poderá reduzir ou eliminar o factor de surpresa com os ressaltos ou outras razões inesperadas. Poderá também aproveitar ao máximo as potencialidades da sua serra e dos respectivos acessórios de corte.

• Antes de começar a utilizar qualquer serra, leia cuidadosamente as instruções e recomendações de segurança fornecidas pelo fabricante.
• Não trabalhe com uma serra se se sentir cansado, se tiver ingerido bebidas alcoólicas ou se tiver tomado qualquer medicamento, receitado ou de venda livre.
• Use sempre calçado protector, vestuário ajustado, luvas de protecção e protectores de olhos, ouvidos e cabeça.
• Para cortar, segure a serra firmemente com as duas mãos, mantendo os dedos e polegares em volta dos dois manípulos da serra.
• As serras de corrente estão preparadas para funcionar à velocidade máxima. Mantenha a velocidade total durante o corte, de forma a maximizar a sua produtividade e reduzir a fadiga, para um funcionamento seguro.
• Para cortar, mantenha-se ligeiramente de lado, fora do percurso da corrente e da barra guia para reduzir o risco de lesões no caso de perder o controlo da serra.
• Transporte sempre a serra com o motor desligado, com a barra guia e a corrente de corte voltadas para trás e o amortecedor afastado do corpo. Durante o transporte da serra use sempre o estojo de protecção da barra guia.
• Nunca corte acima da altura do ombro. A serra é muito difícil de controlar em posições inseguras.
• Não use a serra numa árvore ou a partir de uma escada, a menos que tenha formação específica e esteja treinado para o fazer. Existe o risco de perder o equilíbrio devido à força de corte exercida pela serra ou à deslocação do material que está a ser cortado.
• Algumas operações de corte requerem um treino e uma formação especiais. Lembre-se: o melhor critério de avaliação é ter consciência da situação. Em caso de dúvida, é preferível contactar um profissional.
• Para evitar o risco de ressalto, certifique-se de que a área em que está a cortar se encontra devidamente desimpedida. Tenha o cuidado de não tocar com a ponta da barra guia num tronco, ramo ou qualquer outra obstrução enquanto estiver a trabalhar com a serra. Não corte perto de vedações, cancelas divisórias ou outras zonas onde exista qualquer arame solto ou cortado.
• Não comece a cortar árvores sem primeiro assegurar que dispõe de uma área de trabalho livre e suficientemente larga que lhe permita afastar-se em segurança de uma árvore em queda.
• Tenha extremo cuidado ao cortar mato e ramos de pequeno porte porque os pequenos fragmentos podem ficar presos na corrente de corte e saltar na sua direcção ou levá-lo a desequilibrar-se.
• Ao cortar um ramo ou pedaço de árvore que esteja sob tensão (em mola), tenha cuidado com o recesso para não ser atingido pelo ramo ou pela serra quando libertar a tensão sobre ele.
• Não permita a presença de outras pessoas junto da serra quando a ligar ou começar a cortar. Mantenha as pessoas ou animais fora da área de trabalho.
• Mantenha todo o seu corpo fora do alcance da serra quando ligar o motor.
• Não utilize uma serra que se apresente danificada, mal regulada ou não completamente montada. Certifique-se de que a corrente se imobiliza ao soltar o controlo de velocidade. Se estiver em dúvida quanto ao estado mecânico da sua serra, consulte o seu fornecedor.
• Siga as instruções do fabricante quanto à regulação e manutenção da sua serra. A afinação da serra requer duas operações: afiar a lâmina de corte e ajustar o calibre ou nível de profundidade. Em caso de dúvida consulte o seu fornecedor.
• Utilize apenas barras sobressalentes e correntes de corte especificadas pelo fabricante ou equivalentes. As barras guia e correntes de corte afectam não só a eficácia como também a segurança contra o risco de ressalto.
• Mantenha a corrente com a tensão adequada. Uma corrente demasiado larga pode soltar-se da barra guia e atingir o operador.
• Qualquer serviço de assistência para além dos elementos mencionados nas instruções constantes do manual do utilizador deve ser efectuado apenas por pessoal devidamente habilitado para o efeito. Uma manutenção incorrecta pode danificar a serra e constituir um perigo para o operador.
• 23. É necessário ter cuidado ao manusear o combustível. Afastar a serra pelo menos 3m do ponto de abastecimento, antes de accionar o motor. As serras movidas a gasolina só devem ser utilizadas em áreas devidamente ventiladas.

Informações adicionais sobre segurança e manutenção de serras de corrente

As informações que se seguem destinam-se tanto a profissionais como não profissionais na utilização de serras de corrente. Apresentamos algumas instruções e informações importantes que lhe permitirão proteger-se de qualquer lesão e, simultaneamente, aproveitar ao máximo a extraordinária economia de tempo e esforço que as modernas serras de corrente lhe poderão proporcionar.

Uma serra de corrente não é um brinquedo. Recomendamos, por isso, que leia cuidadosamente todo o manual de instruções fornecido com a sua serra. Siga exactamente as instruções do fabricante relativas à afinação e outras intervenções de manutenção na serra. As informações que se seguem não substituem as instruções fornecidas no manual para a sua serra de corrente específica.

Uma corrente de corte pode provocar lesões se não estiver correctamente encaixada na serra ou se esta não for utilizada nas devidas condições. Siga as recomendações fornecidas quanto à instalação, ajuste e manutenção da serra de corrente. Tenha cuidado com os ressaltos, em particular quando estiver a cortar com a ponta da barra. Os ressaltos podem levar a uma grave perda de controlo na serra e resultar em lesões graves no operador da serra ou noutras pessoas junto dele. Antes de usar qualquer serra leia cuidadosamente as instruções de manutenção e segurança fornecidas pelo fabricante.

Óleo – Use óleo de corrente mais leve ou proceda à sua diluição a 25% com querosene limpo ou óleo diesel. Use duas vezes mais deste óleo diluído em funcionamento, assegurando-se de que a corrente recebe óleo da serra.

Tensão – Mantenha a sua corrente com a tensão correcta. Verifique-a e ajuste-a regularmente.

Lâminas de Corte – Mantenha as lâminas sempre afiadas. Apare-as de hora a hora ou até mais frequentemente, se necessário. Nunca corte com lâminas rombas.

Níveis de Profundidade – A força de uma lâmina é regulada pela altura da sua porção mais alta, normalmente designada como nível de profundidade. Verifique e ajuste os níveis de profundidade de cada lâmina sempre que proceder à sua afinação.

Barra – Mantenha o veio da barra desobstruído e lubrifique os orifícios da barra para que se mantenham abertos. Alterne as barras simétricas para manter o mesmo nível de desgaste.

Roda Dentada – Substitua a roda dentada ao fim de cada duas correntes, ou mais cedo, se observar algum desgaste. Leia atentamente o manual do utilizador fornecido com a sua serra.

Durante os trabalhos

• O aparelho de corte motorizado pode apenas ser colocado em funcionamento quando completamente montado.
• Os trabalhos em destroços de temporais podem apenas ser realizados por pessoas treinadas.
• Assim que o motor (modelos a gasolina) estiver em funcionamento emite gases tóxicos, que podem ser invisíveis e inodoros. Nunca
coloque o aparelho motorizado em funcionamento em espaços fechados. Nos trabalhos em locais estreitos, em canais ou em valas é necessário assegurar uma ventilação de ar suficiente. Não fume no local de trabalho, nem na proximidade do aparelho motorizado. Existe perigo de incêndio!
• Trabalhe cuidadosamente, de forma ponderada e calma e não coloque em perigo outras pessoas.
• Tenha atenção a boas condições de visibilidade.
• Mantenha-se sempre a uma distância em que possa chamar outras pessoas por auxílio em caso de emergência.
• Faça intervalos regularmente.
• Esteja atento a possíveis fontes de perigo e tome as respectivas medidas de segurança. Lembre-se que na utilização de protecção auricular a percepção de ruídos está limitada. Poderá não ouvir sinais de aviso, chamadas de atenção, etc.
• Proceda com cuidado em terrenos molhados, escorregadios, irregulares ou com declive.
• Preste atenção a perigos de tropeçamento e obstáculos, como por exemplo raízes de árvores, cepos de árvores, arestas. Preste especial atenção nos trabalhos em declives. Nunca trabalhe sobre superfícies instáveis.
• Segure o aparelho motorizado sempre firmemente nas duas mãos e preste atenção a uma postura estável.
• Nunca serre acima da altura dos ombros nem se incline demasiado para a frente. Nunca serre num escadote e nunca suba para uma árvore. Para atingir alturas mais elevadas é apenas permitida a utilização de uma cabina de elevação hidráulica.
• Manuseie a serra de forma que não se encontre nenhuma parte corporal na zona alargada de movimentação da corrente.
• Não toque no chão com a corrente em funcionamento.
• Na remoção de pedaços de madeira e outros objecto não utilize a serra de corte para levantar ou afastar esses objectos.
• Desligue o motor se o comportamento do aparelho se alterar significativamente.
• Não toque no silenciador (modelos a gasolina) enquanto ainda estiver quente, existe o perigo de queimaduras! Não coloque o aparelho motorizado quente sobre relva seca ou objectos inflamáveis. O silenciador irradia muito calor (perigo de incêndio).
• Nunca trabalhe sem o silenciador ou com o silenciador defeituoso. Existe o perigo de danos auditivos ou de queimaduras!

Perigo de Ressalto em Serras de Corrente

O ressalto na ponta da barra representa uma das causas mais comuns de acidentes graves com serras.

O ressalto pode ocorrer quando a corrente em movimento na ponta da barra guia toca num objecto ou quando a madeira se fecha e aperta a corrente durante o corte. O contacto com a ponta da barra pode, em determinadas situações, uma reacção de reversão extremamente rápida, fazendo com que a barra guia se desloque para cima e para trás, na direcção do operador. O facto de a corrente ficar presa ao longo do cimo da barra guia pode fazer com que a barra seja rapidamente empurrada para o operador. Qualquer destas reacções pode obrigar o utilizador a perder o controlo da serra, o que resultará em graves danos para ele ou para outras pessoas à sua volta.

Chama-se ao cimo da ponta da barra da serra a "Zona de Perigo de Ressalto". Quando se entra em contacto com um objecto como um ramo ou um tronco, existe o perigo de reacção súbita de ressalto da ponta da barra.

As serras mais modernas estão equipadas com uma série de dispositivos destinados a reduzir o risco de lesões provocadas pelo ressalto ou por outras causas. Entre estes dispositivos está o travão de corrente, a protecção frontal da mão (esquerda), a protecção da ponta da barra e serras e barras guia de ressalto baixo ou reduzido. Para assegurar a manutenção da protecção proporcionada por estes dispositivos, é importante que a sua serra esteja devidamente montada e que todos os componentes estejam bem fixados e funcionais.

Qualquer que seja o equipamento da sua serra, recomenda-se a utilização de uma corrente de ressalto baixo em todas as serras, a menos que disponha de experiência e formação adequadas para lidar com o ressalto. Antes de usar qualquer serra de corrente, leia atentamente as instruções de funcionamento e segurança fornecidas pelo fabricante.