É  possível encontrar queimadores a pellets, para adaptar a toda a gama de recuperadores de calor, salamandras e até mesmo as tradicionais lareiras abertas a lenha. No entanto a eficiência e consumo destes não é o melhor, quando comparado com um equipamento a pellets. Posto isto, serão estes a melhor solução?!

É possível adaptar um recuperador a lenha com recurso a um queimador?

Queimador

Pode adaptar um queimador de pellets em recuperadores de calor e também em salamandras e lareiras abertas. Mas não irá tirar o maior rendimento e conforto, que uma queima a pellets pode oferecer!

Como posso usar o queimador?

  1. Coloque o equipamento dentro do seu recuperador de calor a lenha, salamandra ou lareira.
  2. Certifique-se que ele assenta correctamente.
  3. Encha o equipamento com Pellets.
  4. Para o acendimento coloque em cima dos pellets 2 ou 3 acendalhas espaçadas entre si. Também pode utilizar acendalha liquida.

Durante quanto tempo rende um saco de 15kg?

A potência da queima é proporcional à quantidade de pellets utilizada bem como ao ar de entrada regulada. É importante salientar que após a fase de 1ª combustão, em que a chama é menos intensa, a libertação de calor pelo “braseiro” formado continua a fornecer calor durante algumas horas.

Num queimador, 15kg de pellets, dependendo da abertura de mais ou menos ar, darão aproximadamente para 6h a arder.

Contudo, um equipamento a pellets (dependendo do espaço, do poder calorífico do aparelho e da temperatura ambiente), em média consome aproximadamente 1 kg por hora, ou seja um saco dá para 15 horas.

Tenha em atenção, que se entrar muito ar para a combustão, irá queimar mais e consequentemente terá um maior consumo.

Queimador de Pellets
Equipamento a Pellets

Vale a pena comprar um queimador?

Como são fabricados em material de primeira linha, não deforma e é resistente a altas temperaturas. Este equipamento possibilita fazer a queima de pellets, em qualquer lareira aberta, recuperador ou salamandra a lenha.

No entanto, o seu rendimento e eficiência não se compara a um equipamento a pellets. O queimador durante a sua combustão, pode atingir temperaturas elevadas, devido aos pellets terem uma quantidade de humidade extremamente baixa, e assim, danificar a estrutura do equipamento.

Já em termos de calor, não há comparação, visto que poderá nem conseguir aquecer a área que quer com o queimador. Ao comprar um queimador, irá ter um consumo maior, do que teria num equipamento a pellets. Iria gastar mais em pellets, do que estaria a gastar em lenha.

Se o objectivo é trocar de combustível para pellets, seja por causa do espaço para armazenamento, rendimento, poder programar o equipamento, o melhor é pensar num equipamento a pellets.

Na Smartfire apostamos na eficiência dos equipamentos que comercializamos, levando a que praticamente todos estejam classificados na classe de eficiência 1 (A, A+, A++) ou seja, com rendimentos iguais ou superiores a 70%.

Fale connosco e escolha já o seu equipamento a pellets ao melhor preço!

IVA incluído e portes grátis! Entregamos em sua casa com total rapidez.

Não fique mais à espera! Compre a tempo de desfrutar deste Inverno no maior conforto!

1