Pode, incorporando na instalação de aquecimento o aquecimento de águas sanitárias. Desse modo obtém todo o conforto ao mesmo tempo que poupa em combustível também nas águas dos banhos e no uso corrente de água quente (por exemplo na cozinha).

Água Quente Sanitária (A.Q.S.) são as águas de consumo doméstico que se pretendam a uma temperatura superior à que é fornecida pela rede de abastecimento público, podendo ser produzidas ou por um esquentador ou por uma caldeira ou um sistema constituído por uma caldeira acoplada a um acumulador.

No caso de aquecimento de águas instantâneas: a água fria entra diretamente na caldeira onde é aquecida de uma forma instantânea à medida que vai circulando pelo permutador de calor do aparelho. Desta forma, garante-se um fornecimento de (A.Q.S.) sem tempos de espera.

No caso de aquecimento de águas por acumulação: a água fria da rede de distribuição pública entra no acumulador onde é aquecida através do seu permutador e serpentina. No interior da serpentina, circula água que é aquecida em circuito fechado pela caldeira. Desta forma garante-se o fornecimento simultâneo de A.Q.S. em vários pontos de tiragem (torneiras), dependendo da capacidade do acumulador e da potência da caldeira.