Pellets para aquecimento: O que são e como são feitos?

O que são pellets e para que são utilizados?

Os pellets são uma fonte de energia renovável, pertencente à classe da Biomassa. São um combustível sólido granulado de resíduos de madeira prensado, proveniente de desperdícios de madeira.

Nos dias de hoje, a utilização de pellets de madeira como combustível já é comum em aplicações tão diversificadas como, por exemplo, fornos de padarias, fornos cerâmicos, aquecimento de estufas, oficinas de pintura de carros, estufas de flores, aquecimento de moradias e aquecimento de prédios. É possível aproveitar todas as vantagens de utilização deste combustível para o aquecimento central e das águas sanitárias de casas e empresas.

pelletsOs pellets de madeira para aquecimento são granulados cilíndricos com 6 a 8 milímetros (mm) de diâmetro, e com 10 a 40 mm de comprimento. São extremamente densos e devem ser fabricados com um baixo índice de humidade (abaixo de 1%), o que lhes permite serem consumidos (isto é, queimados) com uma elevada eficiência calorífica.

Para obter um rendimento óptimo, é necessário fazer uma montagem precisa do pellet utilizando diferentes tipos de madeira com elevado poder calórico. Além disso, a geometria regular e o pequeno tamanho para aquecimento possibilitam uma alimentação contínua e extremamente calibrada das caldeiras que realizam a combustão dos pellets. A Smartfire comercializa Salamandras e Recuperadores a pellets das marcas Albicalor e Olimatik.

A alta densidade dos pellets de madeira para aquecimento também permitem um armazenamento compacto e um transporte mais económico a longas distâncias. Podem ser facilmente descarregados da cisterna de um camião para o seu local de armazenamento nas instalações do cliente. A energia calorífica contida nos pellets de madeira para aquecimento é de aproximadamente 4,8 MWh por tonelada.

São ecológicos?

Os pellets são um combustível limpo e eficiente, permitindo uma combustão sem fumo e libertando menos dióxido de carbono do que qualquer outro combustível fóssil. Libertam ainda menos monóxido de carbono que outros combustíveis. Sendo a matéria prima composta por subprodutos da indústria do mobiliário e desperdícios gerados pela floresta, evita-se assim o corte de árvores, implementando a limpeza das matas e o combate aos incêndios.

É importante ainda referir, que este combustível apresenta preços mais competitivos do que o gás natural, gás propano ou do que o gasóleo de aquecimento.

Como são feitos?