Como escolho a potência do recuperador de calor adequado para o meu espaço?
A potência térmica útil é um valor expresso em kW (kilo-watts) que indica a quantidade de calor emitida pelo recuperador de calor em funcionamento. Poderá ser do senso comum, mas nunca é de mais relembrar que um recuperador de calor com uma potência térmica mais elevada não é automaticamente o melhor. Tudo depende do tamanho da área que aquecer.
Iremos calcular que potência deverá ter um recuperador de calor para conseguir aquecer um apartamento com isolamento médio (janelas de vidro simples), que esteja situado num local plano e que não seja especialmente frio. O espaço exemplificativo tem aproximadamente 80 metros quadrados e uma altura de 3 metros.
Começamos por calcular o volume do local a aquecer: Superfície 80 m² x altura 3 metros = 240 m³ De seguida multiplicamos o volume pelo coeficiente térmico. Se o grau de isolamento da casa for baixo, o coeficiente é igual a 40, se for médio a 35, se for elevado a 30. Neste caso, vamos utilizar um coeficiente de 35 porque temos condições de isolamento médio: 240 m³ x 35 = 8 400 Kcal Obtivemos assim a quantidade de calor que o nosso espaço precisa.
A potência de um recuperador de calor é expressa em kW. Para converter os Kcal em kW, divida os Kcal por 862: 8.400 Kcal / 862 = 9,7 kW Concluímos que, neste caso, será necessária um recuperador de calor com aproximadamente 10 kW de potência.