Qual a melhor opção para si: caldeira, salamandra ou recuperador?

Muitas vezes pedem-nos conselhos acerca de qual a melhor forma de aquecer uma casa. Na verdade, não existe uma resposta certa, não existe a melhor forma de aquecer uma casa. Tudo depende da configuração da sua casa, daquilo necessita e do seu estilo de vida.

Quanto à configuração da casa, imagine que a sua sala é numa ponta da casa e que tem um hall central que permite ter acesso a todas as outras divisões. O melhor nesta situação será comprar uma salamandra e colocá-la no hall com um tubo de ligação ao exterior, assim, vai permitir que o ar circule e aqueça os restantes compartimentos.

Imaginemos que tem uma moradia com 2 pisos e pré-instalação de aquecimento central. Neste caso o melhor é optar por um equipamento que faça aquecimento central, seja recuperador, salamandra, caldeira a pellets ou a lenha.

Caldeira
A caldeira pode ser colocada numa área técnica (garagem, cave, sótão…) e vai servir única e exclusivamente para aquecimento central da água. Pode ser a lenha ou a pellets. Se for a pellets poderá programá-la. No entanto, não poderá ver a chama.

Salamandra
A Salamandra pode ser colocada em qualquer parte da casa, não necessitando de uma chaminé em alvenaria ou pladur, apenas necessita de ter um tubo de ligação ao exterior. Tem a opção de ser a pellets ou a lenha e de aquecimento central ou a ar.

Recuperador
O recuperador por norma é colocado numa sala, porque as pessoas gostam de ter uma chaminé e uma estrutura pladur ou alvenaria, para dar um ambiente acolhedor ao espaço. Tem a opção de ser a pellets ou a lenha e de aquecimento central ou a ar.

Não se esqueça que as salamandras e recuperadores podem fazer só o aquecimento local, podem ter saídas de ar quente para outros compartimentos ou podem fazer aquecimento central (através de radiadores espalhados pela casa). Tanto as salamandras, como os recuperadores ou as caldeiras podem usar como combustível a lenha ou pellets mas só os equipamentos a pellets permitem a programação.

Se ainda assim está indeciso envie-nos um email ou ligue-nos. Teremos todo o gosto em ajudar.