Na Smartfire encontra uma diversidade de chapéus em inox, mas sabe qual é o modelo adequado para a sua chaminé? Existem 9 modelos diferentes, como escolher o correcto?
Primeiro tem de considerar o tubo onde vai encaixar o chapéu. Existem 2 tipos de tubos, de parede simples ou de parede dupla com isolamento. Se tiver um tubo duplo isolado a escolha deverá ser feita entre o Chapéu Chinês em Aço Inox Duplo Isolado ou o Chapéu com Aba em Aço Inox Duplo Isolado.
Depois temos o acabamento. Por norma a maioria dos clientes opta pelo chapéu com acabamento em inox brilhante. É o acabamento natural do inox e com uma excelente resistência aos elementos. No entanto, alguns projectos, por questões de design exigem um chapéu em inox com pintura antracite.
Por fim pense na aplicação, o chapéu é para colocar num tubo vertical, ou seja, num telhado ou numa saída horizontal (parede)?
Todos os chapéus comercializados na nossa loja são fabricados em aço inox AISI 304.
Conheça os 9 tipos de chapéus que comercializamos:
De aplicação vertical
– Chapéu Chinês: O chapéu chinês é a solução mais económica para evitar a entrada de água da chuva pela chaminé. É a solução mais económica, tem uma saída pouco obstruída, o que reduz eventuais perdas de carga e só se pode aplicar em zonas pouco ventosas.
– Chapéu com Aba: O chapéu com aba, também conhecido por chapéu anti-retorno, tem como função evitar a entrada de chuva pela chaminé e procurar que a acção do vento não condicione a saída de fumos. Evita o retorno de fumos condicionando a acção do vento e garante uma maior estanqueidade.
– Chapéu Crista de Galo: O chapéu Crista de Galo é um chapéu rotativo adequado a zonas particularmente ventosas. Com a acção do vento, sobre o seu deflector, o chapéu tende a orientar-se por forma a evitar o retorno de fumos e de entrada de chuva pela chaminé. Não altera a queima nem o rendimento do aparelho e caracteriza-se pela saída livre – sem obstrução, evitando perdas de carga.
– Girândola: A girândola é um extrator éolico que garante uma ajuda notável na aspiração de fumo e utiliza a energia do vento para criar efeito “vácuo” na conduta e desta forma forçar a tiragem.
– Chapéu de Persiana: Também designado por chapéu saturno porque é constituído por vários elementos circulares – “anéis” e tem como principal função evitar a entrada de chuva pela tubagem. Simultaneamente melhora a estética da chaminé.
– Chapéu H: O Chapéu H, que obtém esta denominação a partir do seu aspecto, distingue-se pela sua grande capacidade em evitar que a acção do vento condicione a saída de fumos. Apresenta também uma boa estanqueidade à água da chuva.
De aplicação horizontal
– Chapéu de Parede: O chapéu de parede é utilizado numa diversidade de instalações horizontais, nomeadamente em: salamandras a pellets, ventilação, esquentadores e máquinas de secar. Trata-se de um elemento pensado para condicionar a acção do vento e da chuva. Garante boa estanqueidade à água da chuva e ao vento e assegura uma melhor exaustão quando comparativamente com as grelhas convencionais.
– Saída c/ Rede: A Saída com Rede, também designada como Ponta Sutada com rede, utiliza-se para uma grande diversidade de aplicações horizontais. Tem como funções permitir a exaustão de fumos e evitar a entrada de chuva na instalação. É muito utilizado em saídas de fumo horizontais para salamandras a pellets. Permite uma multiplicidade de aplicações, garante boa estanqueidade à água da chuva, assegura uma melhor exaustão quando comparativamente com as grelhas convencionais.
– Chapéu de Parede para Pellet: O chapéu de parede é utilizado em instalações horizontais de chaminés de equipamentos a pellets, concebido especificamente para não sujar a parede com fuligem e para condicionar a acção do vento e da chuva.