Existem diversos tipos de recuperadores de calor ou salamandra com saídas suplementares adequados às mais variadas necessidades. Alguns modelos de equipamentos para aquecimento têm saídas de ar quente canalizáveis para outras divisões. Basicamente, nestes equipamentos, é possível aquecer a divisão na qual estão instalados e mais outros compartimentos adjacentes.

O número de saídas varia consoante o tipo de aparelho, ou seja, de uma a quatro. Nos equipamentos a pellets o máximo é 2 saídas e nos de lenha 4.

Quanto ao posicionamento das saídas suplementares, nos recuperadores de calor costumam estar posicionadas na parte superior e poderão ser usadas retirando as tampas. Para isso necessita de adaptar bocas para a condução do ar quente para outros compartimentos. Nas salamandras (a pellets) podem estar posicionadas na parte superior ou traseira.

Em todas as divisões a aquecer, deverá ser instalada uma grelha de saída de ar e todas as condutas de calor precisam de ser correctamente isoladas com lã de rocha ou qualquer outro material isolante – evitando, desta forma, não só as temperaturas elevadas em volta das paredes, chão e tecto, como também a perda de calor por dissipação. Caso pretenda distribuir o calor para divisões distantes aí terá de ser instalado um ventilador para que o mesmo force a circulação de ar. Neste caso, o ventilador tem de ser instalado o mais possível no prumo do recuperador para que o termóstato seja imediatamente influenciado pelo calor que sobe.

Permita a si mesmo aumentar o conforto do lar recorrendo aos recuperadores ou salamandras com saídas suplementares, com as opções que temos para si:

Recuperadores de calor a Lenha;

Salamandras a Pellets.

Em caso de dúvida os especialistas da Smartfire ajudam-no a encontrar a solução ideal para atender às suas necessidades, guiando-o pelo processo a cada passo do caminho.