Neste artigo pretendemos esclarecer as principais dúvidas relacionadas com churrasqueiras: manutenção, instalação e uso.

Qual é o local mais adequado para montar a churrasqueira?
Para uma utilização confortável e para prolongar a durabilidade da sua churrasqueira, dê preferência a locais protegidos do vento e que não tenham demasiada exposição solar. Se possível instale o seu barbecue num local exterior coberto, garantindo a extracção dos fumos através da utilização dos nossos módulos de extracção de fumos (fugas ou extensões de chaminés).

Posso colocar a churrasqueira no jardim?
A churrasqueira deverá obrigatoriamente assentar numa base lisa, rígida e nivelada. Se a colocar assente na relva ou noutro local inapropriado a base pode ceder e provocar fissuras na estrutura, condicionando o aspecto, integridade estrutural e a funcionalidade da churrasqueira.

Posso colar a base ou costas da churrasqueira?
Muitos clientes questionam se podem colar a hurrasqueira ao chão ou a uma parede. A churrasqueira deverá ser instalada de forma a permitir a normal dilatação e contracções das peças. Caso contrário poderá provocar fissuras. Deverá deixar cerca de 5 cm às paredes traseiras.

Posso instalar a minha churrasqueira num espaço interior fechado?
As nossas churrasqueiras são concebidas para utilização no exterior, pelo que é nesta condição que o produto garante uma utilização segura. No entanto, se instalar uma das nossas churrasqueiras num espaço interior fechado, alertamos para o facto de ter de garantir uma extracção eficiente dos fumos e uma boa ventilação do espaço onde está instalada. Uma má extração de fumos e má ventilação do espaço onde é usada, envolve sérios riscos à sua segurança.

Não tenho silicone ou mastique resistente ao calor. Posso instalar a churrasqueira com outro material?
Os materiais adequados para a montagem das nossas churrasqueiras aparecem sempre na página do produto como opcional. Deverá adquirir o mastique ou silicone da mesma marca da churrasqueira, só assim garantimos a garantia do fabricante. Relembramos que materiais desadequados podem não permitir a dilatação adequada enquanto a churrasqueira é usada.

Depois de montar a minha churrasqueira, posso começar a usá-la de imediato?
Após a montagem das churrasqueiras, deve-se aguardar um período de 1 a 3 dias, para garantir que os materiais utilizados na montagem dos componentes estejam totalmente secos. O período de secagem varia de acordo com o material utilizado, para isso deve consultar o manual do produto com as especificações do fabricante. Uma avaliação visual da presença de água / humidade nos componentes de betão, é igualmente importante antes de usar o produto. Em nenhum momento, deve usar o seu barbeque se apresentar um alto nível de água no interior dos componentes que estarão mais expostos ao calor.

Em que circunstâncias não devo usar a minha churrasqueira?
Pode usar sua churrasqueira sempre que precisar. Porém, se apresentar alto teor de humidade em algum componente de betão ou tijolo, deve ter um cuidado especial ao acendê-la. A queima inicial deve ser feita com uma quantidade reduzida de combustível e a intensidade do fogo deve ser aumentada progressivamente, permitindo que a água evapore dos componentes de betão ou tijolo. O não cumprimento deste procedimento pode causar fissuras nos componentes da churrasqueira.

Que combustível posso usar na minha churrasqueira?
Só pode usar carvão ou lenha. O tipo de combustível varia dependendo do modelo, portanto, consulte o manual de instruções do produto que acompanha o artigo. Tome especial atenção, pois existem modelos em que o uso de lenha é proibido (no caso das churrasqueiras para carvão em que o braseiro é menor). Utilize acendalhas sólidas, nunca use combustíveis líquidos (álcool, petróleo ou acendalhas líquidas).

Qual é a carga máxima de combustível que posso colocar na churrasqueira?
A carga máxima de combustível varia de acordo com o tipo de grelha, portanto, consulte o manual de instruções do produto. No entanto, é possível fazer uma avaliação visual precisa da quantidade a ser utilizada. A carga máxima corresponde a 75% da área disponível para colocação de combustível, e sob a grelha, não ultrapassando uma altura de aproximadamente 6cm. À medida que esta carga vai sendo consumida, pode ser adicionada uma quantidade equivalente, não ultrapassando o limite de volume.

Quais são os procedimentos básicos para acender a minha churrasqueira?
Para acender a sua churrasqueira, coloque a quantidade de combustível adequada ao modelo em questão e acenda-a com acendalhas. Nunca use líquidos inflamáveis ou acendalhas que não estejam de acordo com EN 1860-3. Para facilitar a combustão inicial e aumentar a tiragem, pode abrir ligeiramente a gaveta da grelha metálica do seu braseiro (se estiver equipada com este acessório). Após a combustão inicial, a gaveta deve permanecer fechada até a total extinção das brasas produzidas.

Qual é o momento adequado para colocar os alimentos na grelha?
O momento ideal é detectável quando não há chama e observa-se a formação de uma fina camada branca sobre as brasas. A colocação dos alimentos nesta fase de combustão, permite uma cozedura equilibrada e uma exposição muito reduzida aos gases de combustão produzidos.

A minha churrasqueira ainda está quente, posso apagar o braseiro com água?
Em nenhuma circunstância deve usar água para refrescar, extinguir ou lavar a sua churrasqueira enquanto ainda está quente. O não cumprimento deste procedimento levará à ocorrência de fissuras em componentes de betão ou tijolo. Se pretende aproveitar as brasas não consumidas para utilizações posteriores deverá guardá-las num recipiente ignífugo fechado para que arrefeçam.

Quais são os procedimentos básicos de manutenção de uma churrasqueira?
O procedimento varia de acordo com a exposição da churrasqueira às intempéries e agressividade climática. Como a sua churrasqueira estará sujeita a grandes variações de temperatura, deve-se ter o cuidado de manter os componentes limpos de gordura e cinzas, que junto com a chuva e o sol, se transformam em agentes corrosivos. Caso pretenda não utilizar o grelhador e respectiva grelha por um longo período de tempo, é aconselhável retirá-lo e guardá-lo num local limpo e seco até nova utilização. Os elementos metálicos nunca devem ficar expostos aos elementos, obviamente irão degradar-se. Algumas churrasqueiras possuem capas opcionais que deverá adquirir para tapar o grelhador, garantindo uma ventilação mínima e protecção contra a exposição directa à água.

Apareceu uma fissura num dos componentes de betão da minha churrasqueira. O que significa?
A ocorrência de fissuras em componentes de betão é uma situação que pode preocupar os utilizadores de churrasqueiras. Porém, na maioria dos casos, não há implicações no o funcionamento eficiente e na segurança da churrasqueira. As fissuras mais observáveis ​​em componentes de betão, têm origem no transporte ou manuseamento, podendo ser detectadas somente após as primeiras utilizações do produto. Outra das causas mais prováveis é o uso excessivo de combustível. Ao detectar uma fissura, deve verificar se ela tende a aumentar durante as utilizações subsequentes. Se tenderem a aumentar, deverá contactar-nos através do departamento pós-venda.

Acidentalmente danifiquei um componente da churrasqueira. Posso pedir peças de substituição?
Todos os componentes de nossos produtos podem ser adquiridos individualmente. Para isso, deverá contactar o nosso departamento pós-venda referindo o número da nossa factura.