As chaminés são um tubo responsável por fazer a exaustão de fumos fazendo a ligação entre o ambiente interno e o externo de um local, ou seja: levar gases de dentro de casa para fora, sem sujar ou prejudicar a saúde da família.

Infelizmente muitas vezes as chaminés são colocadas sem respeitar o manual do fabricante. Neste artigo, encontrará algumas dicas para construir uma chaminé eficiente!

1. Defina o equipamento e local com precisão

O primeiro passo consiste em escolher o equipamento e o local onde deverá ser instalado. Esta escolha vai ter impacto no diâmetro da tubagem, no tipo de isolamento e também nos acessórios que deverá incluir na exaustão de fumos. Esta etapa é muito importante porque cada tipo de equipamento necessita de um tamanho de chaminé específico.

Construir uma chaminé eficiente não é simples, pois, além de estar bem dimensionada, deve-se levar em consideração a presença de obstáculos, como árvores ou edificações altas. Isso pode favorecer a formação de uma cortina, que bloqueará a exaustão dos gases provenientes da combustão.

2. Consulte os manuais

Embora não exista nenhuma norma específica para a construção de chaminés, é importante ter em mente que o tubo precisa ter uma largura e altura específicas, para conseguir extrair os fumos de forma eficaz.

No geral, é recomendado que esse tubo tenha uma área igual a 10% da superfície da abertura onde a lenha será queimada (para uma altura média de 10 metros). Ele deve ser entre 50 cm e 80 cm mais alto do que o telhado.

3. Procure ajuda

Não hesite em procurar a ajuda de especialistas quando necessário, o planeamento é fundamental na hora de construir uma chaminé eficiente. Solicite-nos informações, já que a empresa conta com especialistas prontos para esclarecer as suas dúvidas.

4. Seleccione os materiais com cuidado

Para construir uma chaminé eficiente, é indispensável priorizar a escolha do material tendo em conta a durabilidade da mesma. Deverá optar por tubagens em inox simples ou duplas. Além da construção externa, é recomendado que o revestimento interno seja liso, para que a sua exaustão seja feita da melhor maneira possível e não acumule resíduos.

5. Evite o retorno dos fumos

Escolha o chapéu correcto para evitar o retorno de fumos, tenha em conta as distâncias a obstáculos que deverá cumprir.

6. Aposte num bom chapéu

A cobertura do topo da chaminé é importante porque impede a entrada de animais, insectos, folhas, galhos e sujidade na tubagem. Além disso, ela também bloqueia correntes de ar e controla a humidade pode danificar a estrutura. Assim sendo, não recomendamos o chapéu simples chinês.

7. A manutenção

Por fim, e não menos importante, a manutenção e limpeza. Qualquer equipamento a lenha ou pellets necessita de limpeza regular para a retirada da fuligem ou outros obstáculos que atrapalhem a exaustão de gases. A limpeza pode ser feita por qualquer pessoa, que deve usar um escovilhão e um aspirador.

Agora que já sabe como construir uma chaminé eficiente, conte com a nossa ajuda!

  • Curvas a 45º em Aço INOX

    Curva a 45º em Aço Inox Brilhante

    7,1427,51
  • Abraçadeira de Parede para Tubo Duplo Isolado - abracadeiras-tubo-duplo

    Abraçadeira de Parede para Tubo Duplo Isolado

    13,6421,38
  • Tubo em Aço Inox Brilhante – 50 cm

    7,1923,30
  • Abraçadeira de Parede para Tubo Simples

    Abraçadeira de Parede para Tubo Simples

    15,3529,29
  • Chapéu Chinês em Aço Inox Brilhante - chapeu-com-aba-inox

    Chapéu com Aba em Aço Inox Brilhante

    14,5554,85
  • Abraçadeira com Espigão para Tubo Simples

    Abraçadeira com Espigão para Tubo Simples

    10,9226,86
  • Chapéu Chinês em Aço Inox Brilhante - remate

    Espelho de Remate em Aço Inox Brilhante

    16,7727,56
  • Curvas a 90º em Aço INOX

    Curva a 90º em Aço Inox Brilhante

    8,9737,53