Como instalar uma salamandra a pellets?

Existem essencialmente duas formas de instalar as tubagens de saída de fumos. A primeira delas é instalar uma salamandra a pellets com as tubagens no interior da habitação e saída de fumos horizontal pela parede. A outra é uma instalação mais tradicional, com saída de fumos através de uma conduta vertical, que pode ser instalada pelo interior de habitação, eventualmente até através de uma chaminé em alvenaria já existente, ou pelo lado de fora, até acima do nível do telhado.

Sabia que... Nas mascar EScalor e Ferlux a tubagem de exaustão de fumos pode ter, no máximo, 2 metros na horizontal com uma inclinação de 5º?

Como instalar uma salamandra a pellets com saída de fumos pela parede

Instalar uma salamandra a pellets com saida de fumos pela parede

Neste caso, siga os seguintes passos:

1. Coloque um "Tê" do tamanho correspondente (normalmente é de 80 mm) na saída de fumos traseira da salamandra a pellets. Pode colocar uma pequena extensão de tubo de 33 ou 50 cm no máximo (ver manual do fabricante). Alguns equipamentos, nomeadamente os que têm um design 'slim' permitem a saída da tubagem pelo topo do equipamento.

2. Em seguida, encaixe 2 metros de tubo em aço inoxidável na vertical. Pode optar por tubos com acabamento em aço inoxidável ou pintados em antracite.

3. Coloque uma curva a 90º, verifique medidas e fure a parede para o exterior, abrindo o mínimo espaço necessário para passar o tubo. Passe pela curva o Espelho de Remate interior.

4. Instale um tubo inox de 33 cm que irá passar a parede para o exterior. No interior da habitação posicione a salamandra a pellets e as tubagens na posição final. Poderá rematar o espaço entre o tubo para o exterior e a parede com material refractário.

5. No lado exterior, acerte o comprimento do tubo, se necessário, e instale uma Saída de Fumos de Fachada para Pellets. Este tipo de saída está concebida de forma a não sujar a parede.

Nota: Esta instalação de Salamandras a Pellets poderá ser feita com uma variação: colocando uma tubo de 33 ou 50 cm logo à saída da Salamandra a Pellets e o Tê a 90º com tampo de inspecção a 90º do lado de fora. Isto permitirá colocar o equipamento mais próximo da parede (deverá respeitar sempre distâncias de segurança indicadas no manual do fabricante). No entanto, a tubagem exterior deverá ser dupla com isolamento, para evitar condensações. Deverá fixar à parede os 2m de tubo duplo isolado, colocar a curva a 90º e uma saída de parede. Não se deve instalar uma saída directa, dado que o equipamento ficará extremamente sujeito à acção do vento. Isto potencialmente provocará paragens do equipamento, erros, etc.

6. Se mora numa apartamento, não tem uma saída na de fumos vertical, comum, no local que pretende instalar, e se tem possibilidade de colocar a Salamandra a Pellets uma parede próxima a uma varanda existe agora uma nova solução revolucionária: um filtro de partículas.

Filtro de Partículas para instalação de Salamandras a Pellets

Instalar Salamandra a Pellets - Filtro de PartículasConstruído em aço, este filtro é apropriado para instalação de salamandras a pellets e foi desenhado para utilização no exterior da habitação, em local aberto e ventilado. A sua função é de eliminar grande parte das impurezas e partículas não queimadas. Não elimina os gases nocivos da combustão.

Deverá ser encaixado no final da tubagem de saída de fumos de uma salamandra a pellets. O seu funcionamento é tão simples como conduzir os fumos pelo interior do filtro, onde chocam contra água e depositando nela uma grande parte das impurezas e partículas não queimadas, conseguindo que se transformem em vapores de água. Não necessita de electricidade, basta adicionar água. Esta água é acrescentada pelo topo e drenada pelo fundo quando for necessário substituir.

Material necessário:

  • Tubo em Aço INOX - 1m

    Tubo em Aço Inox Brilhante - 1m

    14,1246,49
  • Tê 90º em Aço INOX

    Tê de 90º com Tampo em Aço Inox Brilhante

    20,9978,32
  • Curvas a 90º em Aço INOX

    Curva a 90º em Aço Inox Brilhante

    12,9754,15
  • Chapéu Chinês em Aço Inox Brilhante - remate

    Espelho de Remate em Aço Inox Brilhante

    22,5937,06
  • Abraçadeira de Parede para Tubo Simples

    Abraçadeira de Parede para Tubo Simples

    14,8328,28
  • Chapéu de Parede para Pellet em Aço Inox

    Chapéu de Parede para Pellet em Aço Inox

    55,8876,84
  • Tubo Inox Simples 33 cm

    Tubo em Aço Inox Brilhante - 33 cm

    5,9923,04
  • Filtro de Partículas para Salamandras a Pellets - Preto

    Filtro de Partículas para Salamandras a Pellets

    367,00

Instalar uma salamandra a pellets com saída de fumos vertical

A outra forma de instalar uma salamandra a pellets é uma conduta de fumos vertical, com saída acima do telhado. Esta conduta pode seguir pelo interior da habitação, quer seja à vista ou pelo interior de uma chaminé em alvenaria, ou pelo exterior. Há algumas diferenças, nomeadamente no tipo de tubagem a utilizar. Aqui estão duas situações possíveis:

Instalar uma salamandra a pellets com saida de fumos vertical

Para instalar uma salamandra a pellets com saída de fumo vertical, siga os seguintes passos:

1. Coloque um "Tê" do tamanho correspondente (normalmente é de 80 mm) na saída de fumos traseira da salamandra a pellets. Pode colocar uma pequena extensão de tubo de 33 ou 50 cm no máximo (ver manual do fabricante). Alguns equipamentos, nomeadamente os que têm um design 'slim' permitem a saída da tubagem pelo topo do equipamento.

2. Em seguida, encaixe 2 metros de tubo em aço inoxidável na vertical. Pode optar por tubos com acabamento em aço inoxidável ou pintados em atracite.

A partir daqui poderá ser feito de duas formas. Hipótese A:

3a. Coloque uma curva a 90º, verifique medidas e fure a parede para o exterior, abrindo o mínimo espaço necessário para passar o tubo. Passe pela curva o Espelho de Remate interior.

4a. Instale um tubo inox de 33 cm que irá passar a parede para o exterior. No interior da habitação posicione a salamandra a pellets e as tubagens na posição final. Poderá rematar o espaço entre o tubo para o exterior e a parede com material refractário.

5a. No lado exterior, acerte o comprimento do tubo, se necessário e instale um Tê a 90º isolado, de parede dupla, com tampo de inspeção. Instale tubagens duplas, fixa por abraçadeiras de parede, até cerca de pelo menos 1 m acima (ver manual do fabricante) do nível do telhado.

6a. Instale um chapéu duplo isolado, de preferência anti-retorno (com aba).

ou então, hipótese B:

3b. Verifique medidas e fure o tecto, abrindo o mínimo espaço necessário para passar o tubo. Passe o Espelho de Remate interior pelos tubos e instale toda a conduta interior, à parte de cima da placa.

4b. A partir da zona acima da placa que está exposta a temperaturas mais baixas no inverno e/ou aos elementos, deverá utilizar tubo isolado de parede dupla. Este tubo deverá ir até cerca de pelo menos 1 m acima (ver manual do fabricante) do nível do telhado.

5b. Retire uma telha e instale uma passagem de telhado. Pode utilizar uma passagem de telhado em alumínio ou em chumbo (mais fácil de moldar e ajustar ao telhado).

6b. Passe o tubo, e antes de colocar o chapéu duplo isolado, de preferência anti-retorno (com aba) coloque uma gola, para vedar e impedir que corra água entre a passagem de telhado e o tubo. Se necessário, no final, use fita de alumínio - para alta temperatura - para isolar, reforçar as uniões dos tubos.

Material necessário:

  • Tubo em Aço INOX - 1m

    Tubo em Aço Inox Brilhante - 1m

    14,1246,49
  • Tê 90º em Aço INOX

    Tê de 90º com Tampo em Aço Inox Brilhante

    20,9978,32
  • Curvas a 90º em Aço INOX

    Curva a 90º em Aço Inox Brilhante

    12,9754,15
  • Chapéu Chinês em Aço Inox Brilhante - remate

    Espelho de Remate em Aço Inox Brilhante

    22,5937,06
  • TOP DE VENDAS
    Tubo em Aço INOX Isolado - Parede Dupla - 1m

    Tubo em Aço Inox Duplo Isolado - 1m

    41,52136,93
  • Tê 90º em Aço INOX Isolado - Parede Dupla

    Tê de 90º com Tampo em Aço Inox Duplo Isolado

    66,45224,00
  • chapeu-aba-duplo-isolado

    Chapéu com Aba em Aço Inox Duplo Isolado

    43,17126,87
  • passagem-telhado-chumbo

    Passagem de Telhado 5-30º em Chumbo

    104,17179,17
  • golo

    Gola em Aço Inox

    22,2731,82
  • Abraçadeira de Parede para Tubo Simples

    Abraçadeira de Parede para Tubo Simples

    14,8328,28
  • Fita Adesiva de Alumínio - Rolo 50 mts

    Fita Adesiva de Alumínio - Rolo 50 mts

    6,43
  • Tubo Inox Simples 33 cm

    Tubo em Aço Inox Brilhante - 33 cm

    5,9923,04

Outras tubagens e acessórios complementares estão também disponíveis na nossa loja online.

Notas finais de instalação de salamandras a pellets

Tenha em atenção que estes esquemas / instruções de montagem para instalar uma salamandra a pellets são informações genéricas. Mais do que qualquer outra coisa é extremamente importante ler sempre as instruções de instalação constantes nos manuais dos fabricantes. Cada equipamento é único e pode ter também necessidades de instalação específicas. Sobretudo os equipamentos mais económicos podem ser mais sensíveis à acção dos ventos, depressão, entre outros potenciais problemas. É também no manual de instruções todas as informações relacionadas complementares para instalar uma salamandra a pellets, nomeadamente distâncias de segurança do equipamento, proximidade a materiais inflamáveis, isolamento das condutas, distâncias e ângulos de tubagem admissíveis, etc.

Nunca, mas nunca proceda à instalação de salamandras a pellets sem a prévia consulta atenta do manual. E sobretudo certifique-se que, quando o equipamento é instalado, tudo está em conformidade com as indicações do fabricante. Alguns instaladores tendem a instalar todos os equipamentos sempre da mesma forma, sem ter em conta as características do local de instalação, no interior da habitação, e do meio ambiente em redor. E isso é diferente de caso para caso; as condições de instalação de salamandras a pellets numa vivenda recém construída em aço e betão, junto ao mar, em Lagos, são certamente diferentes de uma vivenda antiga, construída em pedra e madeira, num vale entre montanhas em Bragança.

Mais de 90% dos problemas tipicamente apresentados pelos equipamentos (e isto aplica-se quer aos pellets, quer à lenha) têm origem em instalações deficientes. Estes esquemas de instalação de salamandras a pellets apresentados são os tipicamente simples de instalação 'directa', mas não são totalmente 'rígidos' e poderão ter inúmeras variações em função das características do local. Nessas outras situações é imperativo que sejam avaliados e instalados profissionalmente.

As nossas salamandras a pellets da Ferlux, da Bio-Bronpi, Boreal e da Caminetti Montegrappa já incluem o arranque no preço. Significa isto que após a instalar uma salamandra a pellets destes fabricantes, um técnico da marca deslocar-se-á ao local de instalação para se certificar que está feita correctamente, segundo os parâmetros da marca. De salientar que os equipamentos não podem ter mais que 40 horas de utilização até à realização do arranque; Estando tudo ok, irá activar a garantia e assegurar a partir daí, em garantia, qualquer problema que possa surgir devido a um defeito de fabrico.

 

Algumas das Salamandras a pellets disponíveis na nossa Loja Online:

  • Salamandra a Pellets Slim Genesis 12kW

    2.231,00
  • Salamandra a Pellets Luna 10 kW

    2.099,00
  • Salamandra a Pellets Canalizável Kira 8 kW - Bio-Bronpi

    Salamandra a Pellets Canalizável Kira 8 kW

    1.722,00
  • Salamandra a Pellets Vénus 8kW

    1.929,00
  • Salamandra a Pellets Amazon 9kW Canalizável - Solzaima

    Salamandra a Pellets Amazon 9kW Canalizável

    1.467,00
  • Salamandra a Pellets Ares 8kW

    1.986,00
  • Salamandra a Pellets E100 K2 7 kW Hermética - Solzaima

    Salamandra a Pellets E100 K2 7 kW Hermética

    1.529,00
  • Salamandra a Pellets Slim Canalizável Phoenix Vidro 11kW

    3.001,00
  • A++

    Salamandra Canalizável Mila 10.3 kW

    2.204,00
  • NOVO

    Salamandra a Pellets Osíris Canalizável 10 kW

    2.440,00
  • A++

    Salamandra a Pellets Iris 18 kW

    2.838,00
  • A++
    Salamandra a Pellets Minerva Slim 6.8 kW - Bio-Bronpi

    Salamandra a Pellets Minerva Slim 6.8 kW

    1.367,00

Clique aqui para ver todos os modelos.