Ecodesign 2022: perguntas e respostas, tudo o que precisa saber!

As principais áreas de foco da directiva Eco Design 2020 são emissões reduzidas de partículas, emissões mais baixas de monóxido de carbono e níveis de eficiência aprimorados por meio de melhores padrões de combustível e sustentabilidade. Com alguns rumores online sobre o futuro da indústria de equipamentos a lenha em causa, a Smartfire ajuda-o a compreender o que aí vem.

Os equipamentos a lenha serão banidos?
Não. Não há propostas ou legislações para apoiar essa ideia.

Se eu comprar agora um novo equipamento, ou tiver instalado um antigo, será necessário substituí-lo?
Não, a nova legislação será aplicada apenas aos equipamentos à venda no mercado após 1º de Janeiro de 2022. Isso significa que pode manter o seu equipamento atual sem se preocupar. Apenas se necessitar de substituir o seu aparelho após 2022, será necessário estar em conformidade com o Ecodesign.

Qual é o enquadramento do Ecodesign 2022?
Um programa apoiado pelo governo e em toda a Europa, projetado para reduzir as emissões e melhorar a qualidade do ar em Portugal. Os regulamentos de Ecodesign estabelecerão novos requisitos de eficiência para todos os recuperadores de calor, salamandras, caldeiras, fogões e lareiras. Somente equipamentos que foram testados e aprovados serão vendidos e instalados em Portugal após 2022.

O que é diferente num equipamento que cumpre os critérios de Ecodesign?
Um novo design incrivelmente eficiente e económico. Beneficiando de pelo menos 80% de eficiência, o que significa que economizará combustível e ajudará a melhorar nossa qualidade do ar ao mesmo tempo! Os modelos de Ecodesign Ready comercializados pela Smartfire oferecem um desempenho superior para combinar perfeitamente com a sua casa.

Recomendações da Smartfire para uma queima mais limpa e eficiente:

  • Tenha o recuperador / salamandra instalada segundo as indicações do fabricante;
  • Use correcta e eficazmente os controlos de ar primário do seu equipamento;
  • Use apenas de madeira seca e de qualidade;
  • Faça uma manutenção regular do equipamento e da chaminé.

Escolha da Madeira

Verifique se a madeira que utiliza possui um teor de humidade inferior a 20% (12 a 15% são recomendados para a queima mais eficiente). A queima de madeira molhada / humida resultará num excesso de emissões de fumo, depósitos de partículas de fuligem no equipamento e na chaminé e não produzirá uma saída de calor satisfatória.

Use madeira dura,de maior densidade, como a lenha de azinho, de carvalho ou de sobreiro que resultará numa melhor prestação em termos de produção de calor, rendimento e consumo. No entanto deve-se ter em conta que se por um lado a sua composição dificulta o acendimento, por outro as madeiras duras queimam por um longo período de tempo, o que significa que não precisa recarregar tanto.

Será necessário quase duas vezes a quantidade de madeira macia para produzir a mesma quantidade de calor que a madeira dura. Algumas madeiras macias produzem uma quantidade maior de fumo. A lenha de pinho, por exemplo, por ser um tipo de lenha resinosa, deve ser usada com moderação. Esta lenha traz algumas vantagens no acendimento em relação aos outros tipos de lenha, mas acarreta mais manutenção quer seja com recuperador de calor ou lareira, e requer mais limpeza da sua chaminé.

Eficiências explicadas

Uma das coisas mais importantes sobre o Eco Design 2022 e um dos factores com o qual as pessoas mais se preocupam é eficiência. Quanto mais eficiente o equipamento, melhor para o meio ambiente. O diagrama abaixo mostra onde é provável que o seu equipamento esteja na escala:

Encontre Recuperadores e Salamandras Ecodesign 2022 na Smartfire!

Os especialistas da Smartfire ajudam-no a encontrar a solução ideal para atender às suas necessidades, guiando-o pelo processo a cada passo do caminho. Ainda tem dúvidas? Entre em contacto connosco hoje e um dos experientes membros da nossa equipa encontrará a combinação perfeita para si e para o seu lar.

International customers please find us at www.smartfire.eu