Biomassa, o aquecimento em ascensão!

O aquecimento a biomassa é uma boa opção? Podemos observar que as vendas de equipamentos a lenha, estão a aumentar. Vários factores podem explicar esse entusiasmo por parte dos consumidores, sendo eles a procura por uma solução económica e ecológica.

Biomassa, o que é?

biomassa

Biomassa é, por definição, matéria orgânica e é considerada uma importante reserva de energia renovável. Esta é constituída essencialmente por hidratos de carbono.

As fontes de energia calorífica mais comuns associadas à biomassa são a lenha e seus derivados como pellets.

A biomassa sob a forma de lenha ou pellets, apresenta-se como a solução mais económica de aquecimento, comparativamente com as restantes fontes tradicionais mais utilizadas (electricidade, gasóleo, gás).

custo biomassafonte da imagem: solzaima.pt

Confira sempre o nível de humidade da lenha, junto do seu fornecedor. A humidade indicada para um tronco de lenha, é abaixo dos 20%.

O teor de humidade deve ser medido no interior de um tronco. Para tal, deve partir-se o tronco a meio e fazer a medição com um instrumento apropriado. O exterior é sempre mais seco, não sendo um bom indicador.

Sustentabilidade da biomassa

Para além da questão económica, a utilização de fontes de energia não renováveis tem um impacto extremamente negativo para o ambiente e para a economia de muitos países.

 

 

Renováveis vs Fósseis

Os esforços para a redução de emissões de carbono multiplicam-se um pouco por todo o mundo. Estão definidos objectivos ambiciosos à escala global, que vão obrigar a uma maior utilização das fontes de energia renovável.

A biomassa, surge assim como uma fonte de energia limpa e com futuro.

ciclo carbonofonte da imagem: solzaima.pt

 

Equipamentos aquecidos a biomassa

Os equipamentos aquecidos a lenha, têm tido um forte crescimento no mercado. Os consumidores têm optado mais pelo aquecimento a lenha, tendo o aquecimento a pellets, também um crescimento notável.

Alguns dos factores que explicam este crescimento são:

  • O clima. Quando o frio chega, lembra a importância de ter um bom equipamento para aquecer a casa. O que leva a escolher um equipamento a lenha, são tanto o conforto, como a redução da conta da electricidade.
  • O preço do combustível. O aumento do preço do combustível, impulsiona os clientes para a biomassa, fazendo-os evitar os combustíveis fósseis.
  • O interesse dos meios de comunicação social para questões de desenvolvimento sustentável e energias renováveis. Aumentou também, a comunicação dos fabricantes para este tipo de equipamentos, o que aumentou a visibilidade para estas soluções de aquecimento.
  • A madeira não está sujeita a uma variação de preço potencial (controlo da conta de energia)
  • Os equipamentos a pellets podem ser controlados remotamente através de uma app, o que responde ao comportamento social moderno

Para além disto, a compra de um recuperador de calor/salamandra pode estar relacionada, com o complementar do design interior, visto estes serem construídos com designs cada vez mais atractivos.

Encontre a melhor solução para si!

Os especialistas da Smartfire ajudam-no a encontrar a solução ideal para atender às suas necessidades, guiando-o pelo processo a cada passo do caminho. Ainda tem dúvidas? Entre em contacto connosco hoje e um dos experientes membros da nossa equipa encontrará a combinação perfeita para si e para o seu lar.

International customers please find us at www.smartfire.eu

  • Recuperador C180DF

    1.118,00
  • Recuperador 700 Eco 14kW

    Recuperador 700 Eco 14kW

    458,00
  • Recuperador Ferro Fundido c/ Ventilação 760 14kW

    Recuperador Ferro Fundido c/ Ventilação 760 14kW

    878,00
  • Recuperador I70/3

    Recuperador I70/3 10.5kW

    849,00