Quem possui um recuperador de calor sabe que a manutenção e limpeza destes equipamentos é de extrema importância. Por um lado, a limpeza e manutenção do seu recuperador de calor é essencial para garantir o seu funcionamento dentro de todos os critérios de segurança, por outro lado, o hábito de limpar devidamente o equipamento aumenta o tempo de vida útil do mesmo.

Para começar é fundamental que proceda à limpeza com o recuperador de calor fora de serviço e completamente frio. O primeiro passo é retirar as cinzas com a ajuda de um aspirador de cinzas ou em alternativa recorrendo a uma pequena vassoura e a uma pá. Remova toda a sujidade dos cantos e garanta que não sobram resíduos no interior.

Para limpar o vidro do seu recuperador de calor pode recorrer a produtos específicos para este tipo de limpeza, contudo lembre-se de que este tipo de produtos pode ser corrosivo e, neste caso, é fundamental que não o deixe escorrer pelo vidro.

Outro pequeno truque caseiro para a limpeza dos vidros de recuperadores de calor é a utilização da cinza. Basta pegar numa folha de jornal, amarrotá-la e humedecê-la em água. De seguida, passe a folha de jornal pela cinza e esfregue o vidro do seu recuperador. Repita as vezes que considerar necessárias. Por fim faça o mesmo mas, para concluir a limpeza, humedeça o jornal apenas em água e esfregue o vidro para tirar os resíduos de cinza. O resultado é surpreendente e bastante económico.