Como acender uma churrasqueira ou grelhador?

Neste artigo vamos mostrar-lhe os passos simples e rápidos para acender uma churrasqueira/grelhador.

Para começar a desfrutar da melhor carne, peixe ou legumes grelhados há um passo essencial e óbvio, acender a churrasqueira! Em muitos casos, parece simples, mas é necessário ter algum conhecimento para fazer isso da maneira certa e, acima de tudo, de uma maneira rápida.

O que deve ter em conta:

1- Estabilize sempre a churrasqueira;
2- Prepare papel, jornal ou acendalhas;
3- Pegue em ramos secos, galhos finos ou pinhas;
4- Tenha o carvão à mão;
5- No caso de lenha, prepare ramos e troncos de tamanhos diferentes;
6- Tenha um isqueiro ou fósforos.

Estabilização da churrasqueira

Para começar, como a primeira recomendação indica, para acender sua churrasqueira a carvão ou a lenha, é preciso que a mesma esteja numa superfície estável. No caso de churrasqueiras modulares, não necessita de considerar este passo , já que, anteriormente, ao fazer a montagem, a estabilizou. Faça também vários movimentos à churrasqueira para verificar se a estabilidade é boa, e para evitar que, com algum movimento, ela se possa cair.

Se colocar a churrasqueira numa área do seu jardim e estiver assente em areia ou terra, exerça força sobre o equipamento até que esteja bem estável no chão.

Acender com carvão

Para acender a churrasqueira, é preciso paciência e seguir um bom processo de ignição. Neste ponto, se está a ler esta secção, é porque decidiu que é com carvão que vai acender a sua churrasqueira. Pode utilizar pinhas ou acendalhas, junte-as umas com as outras e acenda. Lembre-se de que, durante todo o processo, é preciso garantir que há camadas e espaço suficiente para que o ar circule sem problemas (não ocorre ignição sem oxigénio).

Depois comece a colocar o carvão apenas nessa base, ou seja, crie uma espécie de montanha de carvão que deixa as pinhas ou acendalhas dentro ou no centro e deixe o fogo espalhar-se. Em poucos minutos verá como o carvão começa a ficar em brasa e em pouco tempo vai poder começar a preparar os melhores grelhados.

Acender a lenha

Ter um fósforo ou um isqueiro à mão é mais que suficiente. Para fazer fogo e acender a churrasqueira com lenha, é preciso que tenha, novamente, acendalhas ou pinhas. Pense que está a acender a sua lareira, ou a fazer uma fogueira normal. Utilize 2 a 3 pinhas, ou acendalhas, acenda-as, junte-as e coloque em cima madeira de diferentes espessuras e tamanhos. Depois é só esperar e garantir que a chama tem espaço para “respirar” e conseguir pegar na lenha. Uma vez que o fogo esteja constante e tenha tomado força, só tem que ir colocando lenha ou troncos maiores, que vão criar as melhores brasas para desfrutar do seu churrasco.

  • Churrasqueira New Iberia XL Bancada e Lava-Loiça Plus

    357,00
  • Churrasqueira Alcoa XL Plus

    399,00
  • Churrasqueira Venit Flex Plus Hotte Carvão

    439,00
  • Churrasqueira California XL Plus

    1.250,00