Como limpar e cuidar da sua churrasqueira

Neste artigo vamos oferecer-lhe alguns truques simples e recomendações para limpar e cuidar da sua churrasqueira e mantê-la sempre como nova.

1- Limpe as cinzas

Para limpar as cinzas, é necessário ter uma escova ou um aspirador de cinzas. Espere até que as cinzas estejam bem extintas para evitar a limpeza dos restos de brasas que podem queimar o recipiente onde as vai despejar.
Recolha tudo numa pequena pilha, coloque-a na pá e despeje todas as cinzas num saco de lixo. Não faça isso com muita força, nem derrame as cinzas de uma só vez, pois vai fazer com que as cinzas saiam do saco e sujem a churrasqueira e a área onde se encontra.
Evite, sempre que puder, a água na limpeza das cinzas. A maioria das cinzas, depois de uma boa combustão, transformam-se em pequenas partículas, então ao molhar vai transformar essa cinza numa pilha de “lama”, que quando movida pela churrasqueira se irá entranhar e será mais difícil de remover.

2- Limpe as grelhas

As grelhas das churrasqueiras devem estar sempre limpas. Toda a comida que vai cozinhar na churrasqueira, vai passar pelas grelhas, e se elas estiverem sujas podem deixar um mau ao gosto na comida ou sobras de grelhados anteriores.
Limpar e cuidar do seu grelhador, é um passo fundamental para evitar surpresas desagradáveis. Grelhas limpas significa que poderá apreciar o melhor sabor de todos os alimentos que vai cozinhar.

No caso de churrasqueiras, que seja possível remover as grelhas, é muito simples, retire-as, leve-as para a banca e use um esfregão.

Para churrascos em que as grelhas não possam ser removidas, a limpeza será feita na própria churrasqueira. Como foi referido na primeira etapa, primeiro remova todas as cinzas, visto que se vai utilizar líquido e não quer criar aquela “lama”.
Pegue num recipiente no qual possa despejar água, e coloque bicarbonato e água e deixe misturar bem. Use um pincel de fibra dura, evitando escovas de metal, pois elas podem arranhar as grelhas e fazer com que a comida fique presa nos próximos grelhados que fizer. Depois de ter as ferramentas certas, molhe o pincel na mistura de bicarbonato e água e escove as grades, verá como pouco a pouco os restos de comida são removidos e a grelhas ficarão totalmente limpas.

Por último, nas churrasqueiras a gás com tampa, baixe a tampa da churrasqueira, ajuste a temperatura ao máximo e deixe-a assim por cerca de 15 minutos. Após esse tempo, qualquer alimento terá sido completamente queimado e só terá que passar um papel de cozinha para remover as cinzas.

3- Truques caseiros para limpar as grelhas

– Agora para saber como limpar e cuidar da sua churrasqueira damos um pequeno truque caseiro. Apenas vai precisar de borras de café e folhas de jornal.
Se a comida não tiver desaparecido por completo, pegue num jornal, encha-o com borras de café e esfregue vigorosamente as grelhas.

– Outro truque caseiro é usar sumo de limão, que é um óptimo desengordurante. Pegue no sumo e num pano, depois é só esfregar as grelhas e tentar fazer com que os restos de comida fiquem bem molhados para que desapareçam com as várias passagens.

Em qualquer caso, se optar por um desses truques para manter a sua churrasqueira limpa, lembre-se que, após a limpeza com estes truques, um esfregão com água ou uma máquina de lavar louça vão sempre retirar os restos dos produtos utilizados para a limpeza, especialmente se tiverem sido produtos desengordurantes ou químicos. Nesses casos, deixar alguns desses produtos permanecerem na grelha pode ser pior do que qualquer outro alimento.

4- Cuide de todas as partes da churrasqueira

Cada peça de uma churrasqueira, especialmente em churrasqueiras a gás, geralmente é feita com um tipo de material que, por sua vez, requer um modo de limpeza diferente. Deve sempre ter em conta que o cuidado de cada peça, é diferente de acordo com o tipo de material.

Algumas recomendações de acordo com os tipos de materiais da sua churrasqueira:

Peças de plástico – Água, sabão e um pano
Peças de porcelana – Spray multiusos ou limpa vidros e um pano
Superfícies pintadas – Líquido da louça e um pano
Aço inoxidável – Limpa superfícies de aço inoxidável ou máquina de lavar a louça (nada de abrasivos)

Tenha em conta a utilização desses produtos em cada material e lembre-se que, se alguma dessas peças estiver em contacto com alimentos e estiver a utilizar algum tipo de produto químico, não se esqueça de limpá-lo com água e um pano para evitar vestígios desses produtos.

5- Faça uma manutenção profunda

Faça uma manutenção profunda no final da temporada e antes de começar, no entanto não é bom que faça esse tipo de manutenção sempre que utiliza a churrasqueira.

Nunca perca as instruções da sua churrasqueira. Este documento é essencial para realizar uma manutenção completa, já que pode acompanhar passo a passo a desmontagem de qualquer peça do grelhador.

Escolha um bom dia para poder ter tempo para limpar, uma a uma, todas as peças que requerem limpeza periódica. Além disso, o fabricante, nas suas folhas de instruções, irá recomendar-lhe como e quando executar uma manutenção completa, oferecendo até as etapas e chaves para executá-la com todas as garantias.