Cozinhar em forno a lenha: como usar

Acender o forno a lenha

Para cozinhar em Forno a Lenha comece por abrir a porta e a saída de fumos (caso o seu forno esteja equipado com saída superior de fumos). Caso não tenha saída, basta que deixe a porta totalmente aberta.

Coloque alguns pedaços de lenha de pequena dimensão dentro do forno e acenda-os com acendedores sólidos (nunca utilize acendedores líquidos ou em gel). Para que o fogo se inicie e se mantenha no interior do forno, é necessário que exista entrada de ar. Para tal, será necessário manter a porta e a saída superior de fumos do forno sempre em posição aberta, enquanto a lenha estiver em combustão.

Antes de começar a cozinhar em forno a lenha observe a temperatura que o pirómetro (caso tenha) regista e controle o fogo, adicionando ou retirando pequenos pedaços de lenha, por forma a não alcançar uma temperatura de 270 °c em menos de 1 hora.

O momento ideal para colocar a comida dentro do forno é quando se verificam as 3 condições seguintes:

  1. O forno está a uma temperatura que se situa entre os 270°c e os 300°c.
  2. A temperatura foi alcançada num mínimo de uma hora.
  3. A parte interior do forno está limpa de fuligem, que se formou na combustão da lenha. Observará que toda a superfície interior da cúpula do forno estará homogeneamente clareada e sem manchas de fuligem.

Chegou o momento de colocar a comida no interior do forno e iniciar o processo de cozinhar em forno a lenha!

Os 3 métodos de cozinhar em forno a lenha

1. Com fogo

Com este método, deverá manter sempre a porta aberta e com a lenha acesa. A lenha em combustão deve ser colocada num dos lados do forno, utilizando a restante superfície interior para colocar a comida. Utiliza-se este método de cozinhar em forno a lenha para pratos de cozedura rápida, mas que necessitam de temperaturas muito altas como, por exemplo, pizza.

2. Com brasas

Com este método, para cozinhar em forno a lenha só utilizará as brasas produzidas pela combustão da lenha (deverá retirar os pedaços de madeira que ainda estejam acesos). Dever-se-á manter sempre a porta aberta. Utilize as brasas e uma grelha para assar, grelhar ou torrar comida que não necessite de temperaturas tão elevadas.

3. Por retenção de calor

Cozinhar em forno a lenha por retenção de calor é um método semelhante ao de um forno eléctrico ou a gás, mas com a mais-valia de conferir à comida um sabor absolutamente inconfundível. Depois de alcançado o ponto ideal para cozinhar, retirar toda as brasas e lenha não consumida.

Colocar a comida dentro do forno e fechar totalmente a porta e a saída de fumos. Como nos primeiros minutos a temperatura do forno estará muito elevada, recomenda-se que se cubram com papel de alumínio durante os primeiros 15-20 min. É o método mais utilizado para cozinhar em forno a lenha vários tipos de comida: peixe, leitão, aves e outras carnes com pele.

O procedimento de cozinhar em forno a lenha não é tão exacto como com um forno eléctrico ou a gás. Por isso, necessitará de alguma experiência que irá adquirindo com as várias utilizações.

Recomendações importantes

Utilizar troncos de lenha de pequena dimensão para cozinhar em forno a lenha. Desta forma, poderá controlar mais facilmente a temperatura do forno, adicionando ou retirando do seu interior. Também reduzirá a probabilidade de causar danos no forno. Em nenhuma circunstância utilize água para controlar a temperatura, arrefecer ou limpar o forno. A utilização de água com o forno ligado pode provocar danos irreparáveis. Antes de cozinhar em forno a lenha, verifique sempre que não se encontra visivelmente húmido. No caso de estar húmido, deverá executar um procedimento de secagem antes de levar o forno a altas temperaturas

A boa aparência e durabilidade do seu forno a lenha, depende muito das boas práticas de uso e manutenção.

Fornos a lenha na Smartfire

A Smartfire comercializa uma vasta gama de equipamentos para cozinhar em forno de lenha da Tuozi / Movelar, com design moderno ou mais tradicional, ao melhor preço e com a comodidade da entrega gratuita em sua casa (só Portugal continental). Conheça aqui alguns dos nossos produtos:

  • Forno a lenha portátil Junior Chef da Bellido - Preto

    Forno Portátil Júnior Chef

    1.356,00
  • Forno Gran Canária Plus 120

    Forno Gran Canária Plus 120

    870,00
  • Forno Cali Plus 100

    Forno Cali Plus 120

    750,00
  • Forno Gran Canária Plus 100

    Forno Gran Canária Plus 100

    765,00
  • Forno Vesuvius Plus 100

    Forno Vesuvius Plus 120

    1.250,00
  • Forno Stromboli 80

    Forno Stromboli 80

    599,00
  • Forno Vulcano 120

    Forno Vulcano 120

    560,00
  • Forno Vulcano 80

    Forno Vulcano 80

    395,00
  • Forno Cali Plus 100

    Forno Cali Plus 100

    640,00
  • Forno Stromboli 120

    Forno Stromboli 120

    785,00
  • Forno Califórnia 100

    Forno Califórnia 100

    795,00
  • Forno Kitaway 120

    Forno Kitaway 120

    1.625,00