Forno a lenha: funcionamento, vantagens e dicas
O sabor de uma carne assada ou de uma pizza em forno a lenha é inconfundível e incomparável. Mas não é só para assar carnes e cozer pizzas que sobrevive um forno à lenha, também é possível assar diferentes tipos de pães, peixes e outras receitas de dar água na boca.
E o melhor disso tudo é que não precisa de ir a um restaurante sempre que quiser desfrutar de uma refeição com sabores tradicionais mais apurados e apetitosos. Para isso basta ter um forno a lenha em casa. Já pensou nisso? Se a ideia tem estado na sua cabeça, esse artigo vai certamente ajudar!
Como funciona o forno a lenha e do que é feito?
O forno a lenha é um tipo de forno – um dos mais antigos usados pelo homem – construído com tijolos ou materiais refractários. Esse tipo de materiais tem a característica de isolar e distribuir o calor dentro do forno que pode facilmente chegar aos 500º C.
O formato tipo iglo é o mais comum desse tipo de forno, uma vez que ele distribui o calor de modo mais homogéneo, fazendo com o que os alimentos assem por igual.
Para ter acesso ao forno é importante contar com um arco de abertura que varia de tamanho em função do modelo. O calor gerado no interior do forno é normalmente dissipado por meio da chaminé, localizada no topo do forno.
Principais vantagens de um forno a lenha
• O sabor e a textura dos alimentos assados em forno a lenha são a principal vantagem deste tipo de forno em comparação com os fornos a gás ou elétricos. Com o forno a lenha, os alimentos preservam a maciez e suculência interna, apesar de criarem uma camada crocante por fora.
• A lenha é outro factor de vantagem, uma vez que além de ser uma fonte de energia económica, permanece quente por mais tempo.
• Outro factor positivo é a estética que ele agrega no ambiente, deixando os espaços mais convidativos, acolhedores e bonitos.
• Alguns modelos de fornos a lenha Tuozi / Movelar, comercializados pela Smartfire, podem ainda ser complementados com um Kit adicional, que permite a utilização da mesma estrutura com recurso a gás, possibilitando desta forma um aquecimento mais rápido e prático.
Como limpar fornos a lenha
• A limpeza de fornos a lenha, apesar de poder parecer trabalhosa, é uma tarefa simples. Para limpa-lo é importante aguardar o arrefecimento completo. Nunca jogue água no interior do forno com a intenção de o arrefecer mais rapidamente, isso pode causar graves danos na estrutura.
• Com o forno frio, use uma vassoura, escova ou espanador para retirar o excesso de carvão, cinza e sobras de lenha. É importante mencionar que estes apetrechos de limpeza devem ser usados exclusivamente no forno para que não haja contaminação.
• Não utilize produtos químicos como detergentes, desinfectantes ou desengordurantes dentro do forno a lenha. Esses produtos podem contaminar o forno, prejudicar a queima da lenha e alterar o gosto e aroma dos alimentos.
Cuidados a ter com fornos a lenha
• Não use objectos cortantes ou pontiagudos no interior do forno, eles podem causar danos na base ou na estrutura e prejudicar a sua funcionalidade.
• Use sempre lenha de boa qualidade, dando preferência a madeiras como faia, carvalho ou nogueira.
• Mantenha sempre uma certa distância da boca do forno e utilize sempre pás.
• Acenda o forno pelo centro. Conforme a chama for aumentando, vá colocando mais lenha nas laterais e atrás do forno. Aguarde pelo fogo ter labaredas mais fortes e só depois coloque mais um pouco de lenha. Quando a fuligem preta no tecto do forno começar a embranquecer é sinal que o forno atingiu a temperatura ideal e já está pronto para receber os alimentos.
Fornos a lenha na Smartfire
A Smartfire comercializa uma vasta gama de fornos a lenha para exterior, com design moderno ou mais tradicional, ao melhor preço e com a comodidade da entrega gratuita em sua casa (só Portugal continental). Conheça aqui alguns dos nossos produtos: