Definição de energia útil

Na grande parte dos processos em que ocorre transferência de energia entre sistemas, apenas parte da energia é utilizada. Quando falamos na energia fornecida por uma máquina, sabemos que uma parte é transformada em energia útil, isto é, energia que é aproveitada e a outra é dissipada. Energia útil é aquela que podemos usufruir, ou seja é igual à energia produzida menos a energia perdida.

Vamos a um exemplo prático, se a sua casa tem um mau isolamento quando escolhe um recuperador ou salamandra deverá ter em conta as perdas energéticas que diminuem drasticamente a energia. Se possuir uma casa com baixas perdas energéticas as suas necessidades de aquecimento são menores uma vez que a casa conserva o calor.

Quanto mais tempo o recuperador funcionar mais quente a casa vai ficar, caso produza mais energia do que aquela que a casa perde.

É importante que capte a seguinte informação: Quanto MENOR for a ENERGIA DISSIPADA por uma máquina, MAIOR será a ENERGIA ÚTIL, e deste modo, maior será o rendimento da máquina.

Em caso de dúvida os especialistas da Smartfire ajudam-no a encontrar a solução ideal para atender às suas necessidades, guiando-o pelo processo a cada passo do caminho.