São vários os aspectos que podem contribuir para uma má tiragem de fumos num recuperador ou salamandra.

Sugerimos que verifique o seguinte:

  • Se não há fissuras no equipamento. A admissão de ar para a queima deverá fazer-se através de uma grelha na parte inferior do equipamento ou ser canalizada directamente a partir do exterior da casa;
  • Os encaixes das tubagens não deverão ter folga;
  • Se há muita cinza depositada na gaveta de cinzas e por cima do deflector;

Não confunda uma casa bem vedada e uma casa bem isolada. O isolamento da casa permite diminuir as perdas energéticas. Numa casa demasiado vedada o ar poderá ter de ser renovado com alguma frequência.

Se a habitação estiver demasiado vedada, ao fim de algum tempo, será criada uma depressão e pode ocorrer retorno de fumos. Se tiver um extractor bem potente, quando o liga, poderá notar que puxa o fumo da lareira para o interior da habitação. Neste caso recomendamos que faça uma entrada de ar do exterior.  Caso não consiga colocar entrada de ar exterior pode optar por aplicar uma grelha numa parede próxima à fonte de calor para compensar o ar consumido. Como entre a grelha e o fogo haverá uma corrente de ar, deverá colocá-la junto ao pavimento e numa parede para não provocar corrente de ar.

Se o seu recuperador ou salamandra têm uma má tiragem os especialistas da Smartfire ajudam-no a encontrar a solução ideal para atender às suas necessidades, guiando-o pelo processo a cada passo do caminho.