Dupla combustão: tudo o que precisa saber

Num recuperador a lenha convencional, a combustão não explora todo o seu potencial térmico do seu combustível, seja a lenha ou a pellets. Foi para resolver esse problema, que os equipamentos com dupla combustão (ou pós-combustão) foram concebidos. Assim, poderá aquecer de forma mais eficaz o ambiente em sua casa.

Introdução à dupla combustão

O sistema de dupla combustão, foi desenvolvido com qualidade e eficiência para gerar calor de maneira mais inteligente, segura e ecológica. Um recuperador de dupla combustão, é um sistema de aquecimento desenvolvido com tecnologia de última geração para aproveitar a máxima capacidade da produção calorífica.

Devido a uma segunda entrada de ar, os gases da primeira combustão são queimados. Isto permite reduzir as descargas tóxicas. Por outro lado, também aumenta a eficiência energética do recuperador. Essa segunda entrada de ar, irá fornecer o oxigénio necessário para a combustão dos gases. A libertação dos gases é desacelerada para estes serem queimados, antes de escaparem pela saída de fumos.
Para garantir uma combustão perfeita, o ar deve ser aquecido a uma temperatura superior a 570ºC. Um sistema de combustão dupla, aumenta a produção de energia e diminui a poluição. Este sistema consegue eliminar mais de 90% das emissões tóxicas.

Um sistema de dupla combustão funciona em duas etapas.

  1. Inicialmente temos a combustão de lenha ou pellets.
  2. De seguida, temos a combustão de gases e partículas emitidas pela primeira combustão.

dupla combustão

A combustão convencional, não explora todo o potencial energético do combustível. Já a combustão dupla, pode aumentar o desempenho dos fogões usando a energia presente nos gases de combustão. Este sistema só funciona, graças ao seu design específico.

As rejeições médias para um recuperador a lenha convencional são de 40 a 80 gramas por hora. Enquanto que, num recuperador de combustão dupla são de 2 a 5 gramas por hora.

O fumo produzido é incolor e as cinzas representam apenas 1% do peso do combustível. O consumo da madeira pode ser reduzido para metade em comparação com um sistema convencional.

Entenda como funciona o processo

Na caixa de fogo do recuperador, onde se coloca a lenha, existem duas câmaras. Na base da caixa de fogo, é onde o fogo começa resultante da queima da lenha, começando assim a 1ª combustão.

Mais acima temos uma pequena zona com perfurações, que permitem a entrada de ar secundário, que é trazido de fora do recuperador para o interior. Os gases que são criados pela queima da lenha, juntamente com o ar secundário e a alta temperatura, incendeiam-se formando chamas, essa é a 2ª combustão.

processo de dupla combustão

O processo de dupla combustão permite uma durabilidade maior da lenha. O ar que é utilizado na primeira combustão é regulável, ou seja, é possível escolher uma potência calorífica maior ou menor. Com este sistema, é possível aquecer uma área maior em menos tempo, do que um sistema convencional.

Vantagens da dupla combustão

Um equipamento de dupla combustão traz vantagens únicas quando comparados com outros sistemas de aquecimento. Investir num sistemas destes, traz os seguintes benefícios:

  • Melhor desempenho energético graças ao uso optimizado de combustível
  • Poluição reduzida porque a maioria das partículas e gases tóxicos é queimada durante a segunda combustão
  • Manutenção reduzida, porque a câmara de combustão, o vidro e a tubagem ficam menos obstruídos
  • Gera pouca cinza, simplificando assim a limpeza
  • Não cria cheiro a fumo pela casa
  • Redução do consumo de lenha

Encontre a melhor solução para si!

Os especialistas da Smartfire ajudam-no a encontrar a solução ideal para atender às suas necessidades, guiando-o pelo processo a cada passo do caminho. Ainda tem dúvidas? Entre em contacto connosco hoje e um dos experientes membros da nossa equipa encontrará a combinação perfeita para si e para o seu lar.

International customers please find us at www.smartfire.eu

  • Recuperador 700 Eco 14kW

    Recuperador 700 Eco 14kW

    562,00
  • Recuperador I12SB 13kW

    689,00
  • Recuperador ANTEK 10kW

    741,00
  • Recuperador 700 Selenic 14kW (Foyer)

    756,00
  • Recuperador 700 Minos com registo 10kW (Foyer)

    769,00
  • Recuperador JAS 7kW

    775,00
  • Recuperador 700 Primo c/ Registo 10kW (Foyer)

    776,00
  • Recuperador Milão 700 14kW

    Recuperador Milão 700 14kW

    799,00
  • Recuperador Berlim 700 14kW

    Recuperador Berlim 700 14kW

    799,00
  • Recuperador 700 Option 12kW (Foyer)

    842,00
  • Recuperador Urano Eco 60 8kW

    846,00
  • Recuperador Coliseo 12.5kW

    848,00