Ecodesign 2022: apenas Recuperadores e Salamandras "eco-friendly" na UE a partir de 2022

Já ouviu falar no Ecodesign 2020 para equipamentos a biomassa?

A natureza ecológica dos pellets e da lenha é inegável. Estes combustíveis renováveis ​​têm um impacto substancialmente neutro nas emissões de CO2 na atmosfera e permitem 95% menos emissões globais de CO2 em comparação ao uso equivalente de um combustível fóssil tradicional, como gás ou diesel, considerando também as emissões associadas ao cultivo, processamento e transporte do próprio combustível.

No entanto, por outro lado, se queimados em aparelhos tecnologicamente obsoletos, podem afectar a qualidade do ar, especialmente em termos de emissões de particulas e gases não queimados. A substituição gradual de aparelhos obsoletos por recuperadores, salamandras e caldeiras de última geração reduziria drasticamente esse impacto.

É por isso que a União Europeia também introduzirá critérios de Ecodesign para os equipamentos geradores de calor a biomassa. Os fabricantes serão obrigados a cumpri-los e levarão a um melhor desempenho ambiental dos novos produtos de biomassa lançados no mercado europeu e a emissões prejudiciais globais mais baixas na atmosfera.

O novo Regulamento de Ecodesign 2022 entrará em vigor em 1 de Janeiro de 2022 (Regulamento da UE 2015/1185) nos 28 Estados-Membros da UE e em todos os países do EES (Espaço Económico Europeu) para aparelhos domésticos de biomassa, ou seja, recuperadores, salamandras, lareiras, caldeiras e fogões, a lenha e a pellets.

Os tópicos abrangidos pelos regulamentos de Ecodesign 2022

Os dois regulamentos da UE relacionados com o Ecodesign definem os requisitos mínimos que os produtos movidos a combustível sólido usado para fins de aquecimento devem cumprir para serem introduzidos no mercado da UE.

Esses requisitos estão relacionados com dois aspectos, que foram identificados como importantes para fins ambientais:

  • Eficiência energética ;
  • Emissões de partículas (PM), compostos orgânicos gasosos (OGC), monóxido de carbono (CO) e óxidos de nitrogênio (NOx).

No entanto, os regulamentos da UE não definem apenas requisitos básicos. Eles também estabelecem métodos de medição e cálculo , que terão que ser harmonizados em nível europeu, por forma a serem confiáveis, precisos, reproduzíveis e baseados em métodos de medição avançados e geralmente reconhecidos.

O que significa o Ecodesign 2022 para os consumidores?

Um grande número de fabricantes já estão a preparar os seus modelos, sendo que em alguns casos já excedem os requisitos mínimos em termos de eficiência e emissões estabelecidos pelos regulamentos de Ecodesign.

Ecodesign 2022

Para os consumidores resultará em:

  • Menor consumo
  • Mais economia
  • Respeito pelo meio ambiente
  • Protecção da qualidade do ar

Encontre Recuperadores e Salamandras Ecodesign 2022 na Smartfire!

Os especialistas da Smartfire ajudam-no a encontrar a solução ideal para atender às suas necessidades, guiando-o pelo processo a cada passo do caminho. Ainda tem dúvidas? Entre em contacto connosco hoje e um dos experientes membros da nossa equipa encontrará a combinação perfeita para si e para o seu lar.

International customers please find us at www.smartfire.eu