A “hotte” também pode ser designada por “pano da lareira” ou “saco da chaminé” e consiste na parte da campânula que tapa a tubagem de exaustão de fumos.

É importante que a construção da “hotte” seja feita correctamente e não falte nenhum detalhe. Sabia que caso não coloque grelhas para convecção/despressurização e para o arrefecimento no interior da estrutura pode ter danos? Saiba porque é que as “hottes” empenam e até torceram os ferros de apoio.

Caso instale incorrectamente, tenha um recuperador com fraco rendimento e o sobrecarregue demasiado é possível que a “hotte” em pladur empene e torça os ferros de apoio. Se tiver uma estrutura em alvenaria pode fissurar.

Para que não sofra danos na hotte, aconselhamos que isole o interior da estrutura com lã de rocha. Este material é apropriado para o isolamento térmico de chaminés. O painel de lã de rocha é colocado na parte de dentro da hotte, com a face de alumínio voltada para o lado quente.

A lã de rocha tem como objectivos a manutenção de baixa temperatura na parte externa da hotte, protegendo os objectos em contacto com esta e evitar fissuras no revestimento em caso de elevações de temperatura. Constitui uma barreira às fortes perdas térmicas (o painel de lã de rocha protege as paredes e evita choques térmicos como, por exemplo, logo após a ignição); Revestimento de alumínio protege a altas temperaturas, reflecte o calor para o interior de hotte.

IMPORTANTE: Não se esqueça que deverá instalar grelhas de despressurização/convecção na chaminé. Se o recuperador tiver uma entrada de ar externa pode prescindir da grelha junto ao chão. Se fizer a admissão do ar primário do interior da casa deverá colocar uma grelha junto ao chão e outra mais acima. Assim, o ar frio entra pela grelha inferior e o calor existente no interior da hotte sairá pelas grelhas de  cima, obtendo um maior rendimento e arrefecimento da estrutura.

Quanto às fissuras nas juntas, é necessário que seja usado um produto que possua flexibilidade e não a comum massa + papel que são usados na maioria das vezes.

Caso esteja indeciso qual material escolher para o “hotte” recomendamos o gesso cartonado, uma vez que ele possui no seu interior fios de fibra de vidro o que permite reforçar a placa. Se a sua “hotte” entortar, o gesso cartonado (pladur) é de fácil reparação e possui um preço acessível.

Em caso de dúvida os especialistas da Smartfire ajudam-no a encontrar a solução ideal para atender às suas necessidades, guiando-o pelo processo a cada passo do caminho.

  • Fita Adesiva de Alumínio - Rolo 50 mts

    Fita Adesiva de Alumínio – Rolo 50 mts

    6,43
  • Painel de Lã de Rocha (Caixa 10 Unidades)

    Painel de Lã de Rocha (Caixa 10 Unidades)

    87,00
  • Rolo de Lã de Rocha (10 x 1,2 mts)

    Rolo de Lã de Rocha (10 x 1,2 mts)

    66,42
  • Tinta de Alta Temperatura em Spray - Antracite

    Tinta de Alta Temperatura em Spray – Antracite

    13,48