Podem ser várias as causas de uma má tiragem, desde problemas de chaminé até má instalação, no entanto, as mais comuns são:

  1. Estrangulamento da conduta de fumos. É muito vulgar a aplicação de condutas com pequenas dimensões, isto é, muito abaixo das medidas recomendadas pelo fabricante. Se tiver de aplicar uma redução aconselhamos que o faça o mais longe possível da gola do equipamento. Não aconselhamos cotovelos ou curvas a 90º.
  2. Conduta de fumos sobre-dimensionada: por seu turno, uma conduta com uma secção grande facilita o arrefecimento dos gases antes que estes se libertem. Deste modo, o ar frio tem mais dificuldade em subir, mantendo-se dentro da conduta.
  3. Chaminés impróprias – Deve ter cuidados especiais com a chaminé e com a sua concepção. O bom funcionamento depende de a chaminé estar mais alta ou mais baixa do que as barreiras na sua proximidade. Tenha atenção a árvores, muros e cumes de telhados. Deve subir 50 cm ou mais acima da parede, casa ou cume do telhado nas proximidades.

Deixamos-lhe algumas soluções caso a sua conduta de fumos tenha problemas de extracção de fumos:

  • Verifique a existência de eventual obstrução da chaminé;
  • Limpe a chaminé;
  • Possibilidade de condições climatéricas especiais;
  • Verifique se a gaveta das cinzas está aberta.

Qual a conduta de fumos ideal?

Para uma maior eficácia, a conduta de fumo deverá ser o mais recta possível de formato circular para que o escoamento seja homogéneo. Recomendamos tubo de inox dado que as paredes lisas evitam o depósito de partículas. Se possível deverá ter a mesma largura em toda a sua extensão e deverá servir uma única lareira. A sua altura mínima deverá estar compreendida entre 3,5 e 4 metros.

Caso possua uma lareira aberta que não puxa bem o fumo, a instalação do recuperador do calor não irá resolver o problema da tiragem, pois há casos em que o fumo sai pelas juntas dos vidros, pelas grelhas de entrada, pela porta, entre outros. Como já foi referido anteriormente os problemas podem ser os mais diversos desde uma chaminé defeitusoa, faltas de entradas de ar exterior, conduta muito estreita, etc.

Por vezes a instalação de uma tubagem em inox com um chapéu crista de galo ou com uma girândola resolve o problema da má tiragem.

Em caso de dúvida os especialistas da Smartfire ajudam-no a encontrar a solução ideal para atender às suas necessidades, guiando-o pelo processo a cada passo do caminho.

  • Abraçadeira com Espigão para Tubo Simples

    Abraçadeira com Espigão para Tubo Simples

    8,1920,15
  • Chapéu Chinês em Aço Inox Brilhante - chapeu-com-aba-inox

    Chapéu com Aba em Aço Inox Brilhante

    11,6239,63
  • Abraçadeira de Parede para Tubo Duplo Isolado - abracadeiras-tubo-duplo

    Abraçadeira de Parede para Tubo Duplo Isolado

    13,6421,38
  • Chapéu Chinês em Aço Inox Brilhante - remate

    Espelho de Remate em Aço Inox Brilhante

    13,9522,91
  • Curvas a 90º em Aço INOX

    Curva a 90º em Aço Inox Brilhante

    7,2029,89
  • Tubo Inox Simples 33 cm

    Tubo em Aço Inox Brilhante – 33 cm

    3,9214,45
  • golo

    Gola em Aço Inox

    14,4119,99
  • uniao-rigido-flexivel

    União Simples de Tubo Rígido

    3,6013,17