São vários os problemas que podem surgir no recuperador de calor ou salamandras, ou por falta de limpeza, ou por humidade, os motivos podem ser os mais variados. No entanto, se souber como os solucionar tanto melhor.

Segue abaixo uma lista de problemas e respectivas soluções:

Tiragem excessiva

Caso a sua salamandra/recuperador esteja com tiragem excessiva é importante perceber o porquê, o que se sucedeu. Para isso, averigúe se a gaveta das cinzas está aberta. Se a resposta for afirmativa tem de a fechar e verificar a abertura do registo da entrada de ar de combustão.

Tiragem demasiado fraca

O seu recuperador (ou salamandra) tanto pode ter tiragem excessiva como muito fraca, podendo, em certos casos, expelir fumo na divisão da casa em que está instalado. Recomendamos que verifique a existência de eventual obstrução da chaminé. Limpe a mesma para ter a certeza que não há sujidade. Caso o equipamento tenha deflector, sugerimos que verifique se está limpo e não tem fuligem acumulada, impedindo a correcta saída de fumos. Atenção que o mesmo pode acontecer devido à possibilidade de condições climatéricas especiais.

Fogo com pouca intensidade

São vários os motivos pelos quais o fogo pode ser pouco intenso, como por exemplo, lenha húmida, o facto de o recuperador não ter aquecido o suficiente, entre outros. Sugerimos assim que verifique a humidade da lenha e a abertura do registo de ar da gaveta de cinzas. Convém também verificar a entrada de ar no compartimento. Não se esqueça de aquecer bem o recuperador antes de fechar o ar do controlo de combustão.

A ventilação deixou de funcionar

As possíveis causas disso são o recuperador não estar suficientemente quente, não haver energia eléctrica ou então algum problema na instalação. Para solucionar esse problema tente introduzir lenha, para aumentar a temperatura do equipamento e activar a ventilação. Certifique-se de que não há obstrução dos ventiladores. Outro aspecto importante é que o seu equipamento pode não ter calor suficiente que justifique o funcionamento dos ventiladores, daí a ventilação não funcionar.

A ventilação funciona, mas o débito é fraco

No caso deste problema recomendamos que limpe todo o pó, cinzas e outros resíduos que possam estar acumulados nas grelhas dos ventiladores. Se a ventilação estiver cheia de sujidade não irá funcionar como devia, sugerimos que faça uma limpeza mensal para não se deparar com este problema.

Se tiver alguma dúvida ou algo não ficou tão esclarecido como pretendia entre em contacto com a Smartfire. Juntos solucionamos todos os problemas dos nossos clientes.
  • Recuperador C180DF

    1.118,00
  • Recuperador 700 Eco 14kW

    Recuperador 700 Eco 14kW

    458,00
  • Recuperador Ferro Fundido c/ Ventilação 760 14kW

    Recuperador Ferro Fundido c/ Ventilação 760 14kW

    878,00
  • Recuperador I70/3

    Recuperador I70/3 10.5kW

    849,00