Recuperadores de Calor: como funcionam, são seguros e valem o investimento?

Recuperadores de Calor: como funcionam, são seguros e valem o investimento?

Recuperadores de Calor são uma escolha popular para quem procura reter o charme de uma lareira tradicional, mas procura melhorar a sua eficiência de consumo de combustível e produção de calor.

Como funcionam os Recuperadores de Calor?

Um Recuperador de Calor é essencialmente uma caixa à prova de fogo, fechada, em aço ou ferro fundido. A frente desta caixa é em vidro térmico, resistente a altas temperaturas. Pode ser colocado numa lareira existente ou numa estrutura de recém-fabricada em pladur.

Uma das principais razões pelas quais um proprietário de uma lareira mudaria para um Recuperador de Calor é devido à perda de calor. O som de uma lareira tradicional tem charme, mas não é um fornecedor eficiente de calor.

Os Recuperadores de Calor são uma fonte de calor mais eficiente do que as lareiras tradicionais. O aumento da eficiência deve-se ao seu design, criando um sistema de combustão fechado. Num sistema de combustão fechado, o dispositivo retira o ar necessário para a combustão de uma fonte externa, recircula o ar quente e permite que ele saia através de um duto. Este sistema permite a queima limpa da fonte de combustível escolhida e a eficiência térmica ideal.

Uma lareira tradicional converte apenas cerca de 20% de seu combustível em calor utilizável, com algumas lareiras antigas a chegarem a valores tão baixos como 5-10% . O sistema de combustão fechado de uma Recuperadores de Calor pode ser entre cerca de 60-85% eficiente.

Os Recuperadores de Calor podem usar uma variedade de combustíveis:

  • Gás natural
  • Propano
  • Lenha
  • Pellets
  • Carvão
  • Electricidade

Os Recuperadores de Calor são seguros?

A consideração mais importante é garantir que o Recuperadores de Calor seja instalado profissionalmente. A instalação adequada é importante para a segurança e para garantir que está obtendo a eficiência térmica adequada.

A frente do Recuperador de Calor é feita de vidro e ajuda a emitir calor para o compartimento. Alguns dos elementos de vidro ou metal são quentes ao toque e devem ser manuseados com cuidado. No entanto, já existem Recuperadores de Calor a ser concebidos com novas tecnologias ‘Safe Touch’ que mantêm as superfícies de vidro dos Recuperadores de Calor a temperaturas extraordinariamente baixas.

Um aspecto negativo de uma lareira tradicional são os níveis de fumo criados dentro de sua casa e lançados ao meio ambiente. O fumo de uma lareira tradicional é uma mistura de gases e partículas que podem afetar os olhos e o sistema respiratório.

O Recuperador de Calor é um investimento economicamente vantajoso?

No geral, um Recuperador de Calor oferece à maioria das pessoas o valor desejado, incluindo:

Economia de tempo: menos manutenção, como a limpeza, remoção de cinzas e adição de lenha ao fogo.

Charme: ainda pode ter o brilho intenso e o crepitar íntimo de uma lareira tradicional com um Recuperador de Calor. Também se abre um mundo totalmente novo de possibilidades de decoração, com várias formas, visões de fogo laterais e dupla face, vidros serigrafados e muito mais.

Economia: os Recuperadores de Calor podem ajuda-lo a economizar dinheiro com sua conta de aquecimento. A quantidade exata dependerá da fonte de combustível usada e do custo actual desse combustível, sendo a lenha e os pellets actualmente os mais económicos.

Encontre soluções de aquecimento, a lenha e a pellets, na Smartfire!

Os especialistas da Smartfire ajudam-no a encontrar o Recuperador de Calor a Lenha, ou a Pellets erfeito para atender às suas necessidades, guiando-o pelo processo a cada passo do caminho. Ainda tem dúvidas? Entre em contacto connosco hoje e um dos nossos experientes membros da nossa equipa encontrará a combinação perfeita para si e para a sua casa.

International customers please find us at www.smartfire.eu

  • Recuperador Cannes

    Recuperador Cannes

    649,00
  • Recuperador Nice

    Recuperador Nice

    571,00
  • Recuperador ECO 800 Plus c/Gaveta 26.5kW - Ambiente

    Recuperador ECO 700 Plus c/Gaveta 24kW

    1.141,00
  • Recuperador Torino Sinergie Plus AC 31 kW

    Recuperador Torino Sinergie Plus AC 31 kW

    1.111,00
  • Recuperador Leicester AC 34.3kW

    Recuperador Leicester AC 34.3kW

    1.066,00
  • Recuperador Manchester AC 34.3 kW

    Recuperador Manchester AC 34.3 kW

    1.066,00
  • Recuperador Coventry AC 34.3kW

    Recuperador Coventry AC 34.3kW

    1.066,00
  • Recuperador Manchester AC 34.3 kW

    Recuperador Leeds AC 53.1 kW

    1.656,00