Apesar de as temperaturas no inverno não serem tão baixas como nos outros países da Europa, grande parte das casas portuguesas tem grandes lacunas a nível do aquecimento tornando-se desconfortáveis. Para proporcionar o mais conforto à sua família deixamos algumas dicas de aquecimento sustentável. Saiba em que aquecimento apostar e qual é o ideal para si.

O ideal é perceber quais as necessidades da sua habitação e os hábitos da família. Se necessita de aquecer uma grande área opte por um equipamento para aquecimento central ou com saídas de ar quente canalizáveis. Se necessita de aquecer uma área mais pequena pode optar por um equipamento com ou sem ventilação.

Para diminuir o impacto ambiental o ideal é evitar combustíveis fósseis como o gás ou o gasóleo, privilegiando a lenha ou os pellets.

  • Aquecimento a pellets

Aconselhamos que recorra a um recuperador de calor ou salamandra pois irá maximizar o rendimento. Vai conseguir aquecer várias divisões (com saídas canalizáveis ou através de radiadores) e o rendimento rondará os 90 %.  A grande vantagem do aquecimento a pellets é o preço do combustível, devido ao facto de ser muito acessível. Apesar de os recuperadores e as salamandras necessitarem de mais manutenção em comparação com a lareira, no entanto, o rendimento será muito elevado e o calor permanecerá no seu lar durante horas.

Como é a própria máquina que faz o controlo da queima e do combustível, irá optimizar  este processo.

  • Aquecimento a lenha

A lenha é um dos combustíveis mais baratos. Se efectivamente tem espaço de armazenamento pode optar por este tipo de combustível. Um equipamento a lenha pode fazer aquecimento central (caldeira ou recuperador), ter ventilação e saídas canalizáveis e ou aquecer por irradiação/convecção sem recorrer à electricidade.

Por fim, recomendamos que opte por um isolamento térmico adequado, que é essencial para evitar perdas de calor o inverno ou ganhos de calor no verão. Não se esqueça de que uma parte significativa de calor se dissipa através dos vidros e caixilharias, portanto para rentabilizar o seu equipamento de aquecimento é importante optar por uma caixilharia com corte térmico e vidros duplos.

Em caso de dúvida os especialistas da Smartfire ajudam-no a encontrar a solução ideal para atender às suas necessidades, guiando-o pelo processo a cada passo do caminho.