Historicamente, os momentos de crise mundial influenciam a arquitectura residencial. Por exemplo, na Idade Média, as casas quase não possuíam entrada da luz do sol, já que as ruas eram becos estreitos. Logo após a disseminação da peste, o espaço público mudou para que as residências pudessem receber mais luz natural. A quarentena não foi excepção e também mudou as nossas vidas não só a nível profissional como a nível particular. Verificaram-se bastante mudanças depois da quarentena relacionadas com a casa, os hábitos, o relacionamento com outras pessoas, o tempo livre, entre tantas outras. Foi um período que nos obrigou a reavaliar as nossas necessidades, a segurança e o conforto em casa, mas também dar mais importâncias a algumas divisões da casa!

1. Vida ao ar livre

A casa é encarada como um refúgio, como espaço de lazer. Os imóveis com varandas, terraços ou jardins serão ainda mais valorizados. As pessoas estão muito mais sensíveis ao uso de cada espaço da casa.

Durante a quarentena, quando as saídas eram restritas, não havia nada melhor que ter um sítio ao ar livre onde nos podíamos sentar a apreciar o sol e respirar ar puro. Assim, a conexão com a área externa, passou a ser uma prioridade para proporcionar lazer à família. Muitas famílias optaram por adquirir lareiras exteriores, piscinas e churrasqueiras.

2. Espaço para relaxar

Com o confinamento tivemos de reservar uma área da casa para ser o nosso santuário, um espaço de relaxamento que induza a calma e tranquilidade. Muitas pessoas construíram um espaço no jardim com uma lareira exterior onde possam respirar o ar puro tanto nas noites frescas como nos dias outonais.

3. Consumo consciente

Há uma tendência para as pessoas comprarem em função das suas necessidades e pensarem no impacto do consumo no planeta. Os clientes optam por fazer o aquecimento das suas casas recorrendo a lenha e pellets. Há uma queda acentuada no consumo de fontes de aquecimento com recurso a combustíveis fósseis.

4. Conforto

Como passámos a estar todo o dia em casa tivemos a oportunidade de repensar cada espaço, privilegiando o conforto. Devido ao receio do Outono e Inverno muitas famílias estão a antecipar obras para que possam obter mais conforto na época mais fria do ano. A procura de soluções de aquecimento aumentou substancialmente.

A conclusão que chegamos é que este processo de isolamento nos levou a reflectir sobre diversos aspectos da nossa vida, incluindo consumo e sustentabilidade . Depois deste período, vamos dar mais valor à família e aos amigos e reparar nos pequenos detalhes. Por isso, a arquitectura e o design de interiores têm o papel fundamental de reformular a casa para se adaptar a esta nova realidade. Como deu para perceber, a quarentena permitiu às pessoas privilegiarem os momentos em família, a qualidade de vida, o conforto, criar novos hábitos e apostar nas piscinas, churrasqueiras e novas soluções de aquecimento. Ainda está a tempo, aperfeiçoe o seu lar.

Em caso de dúvida os especialistas da Smartfire ajudam-no a encontrar a solução ideal para atender às suas necessidades, guiando-o pelo processo a cada passo do caminho.

  • Recuperador C180DF

    1.118,00
  • Recuperador 700 Eco 14kW

    Recuperador 700 Eco 14kW

    458,00
  • Recuperador Ferro Fundido c/ Ventilação 760 14kW

    Recuperador Ferro Fundido c/ Ventilação 760 14kW

    878,00
  • Recuperador I70/3

    Recuperador I70/3 10.5kW

    849,00