Cada componente de uma churrasqueira tem uma função e uma importância específicas, seja na confecção dos alimentos, seja para dar segurança e praticidade a quem vai manusear o equipamento. Neste artigo vamos falar da importância do braseiro!

Afinal, o que é um braseiro para churrasqueira?

O braseiro é o local onde se fazem as brasas. É um recipiente razoavelmente grande que comporta o carvão aceso, separando-o das cinzas que caem numa gaveta de cinzas. Além disso, serve para concentrar o calor em determinada área, impedindo que se dissipe.

A profundidade ideal do braseiro depende de cada equipamento. Por norma o braseiro é construído em chapa lacada ou em aço inoxidável. Os braseiros da Movelar e da Tuozi possuem uma câmara de combustão melhorada que apresenta material refractário na sua base para aumentar o poder calorífico, prolongar a durabilidade, minimizando o tempo que a churrasqueira demora a aquecer e aumentando a performance.

Como escolher um braseiro?

Cada churrasqueira comporta um braseiro destinado a apresentar maior eficiência.

Tipo de churrasqueira

Podemos considerar 2 tipos de churrasqueiras: as que têm câmara de combustão em tijolo refractário ou betão. Nas de tijolo refractário o braseiro por norma é um opcional uma vez que o tijolo aguenta altas temperaturas. No entanto, por uma questão prática e de limpeza, pode colocar-se um braseiro no interior de uma churrasqueira com câmara de combustão em tijolo refractário.

Nas churrasqueiras modernas em betão, o braseiro é indispensável para o bom funcionamento e durabilidade do equipamento. Se pretender usar apenas carvão, poderá escolher uma churrasqueira com braseiro para carvão, mas, se quiser fazer brasas a partir de lenha deverá comprar uma churrasqueira com um braseiro para lenha e carvão. Este tipo de braseiro tem as paredes mais altas para proteger a estrutura da churrasqueira das temperaturas elevadas. Neste tipo de braseiro a grelha encaixa directamente no mesmo.

Numa churrasqueira com braseiro indicado para carvão, a grelha encaixa na churrasqueira porque as laterais são menores (o carvão não atinge temperaturas tão elevadas como a lenha). Neste tipo de braseiro encontra também, uma gaveta de cinzas. Saiba mais aqui.

Também existem braseiros que se podem usar sem churrasqueira. São práticos, portáteis e indicados para espaços pequenos. O próprio braseiro, com suporte e grelha, já é uma churrasqueira.

Tipo de combustível

O braseiro para churrasqueira também depende do tipo de combustível. Para quem prefere carvão, os modelos com paredes menos altas são adequados. Por sua vez, para utilizar lenha, os braseiros devem contar com paredes mais altas para suportar o calor — que é bem maior do que o gerado pelo carvão. O ideal é definir com antecedência, durante a escolha da churrasqueira, se será alimentada a carvão ou lenha, de modo escolher os modelos adequados.

  • Plan 2 Carvão

    Churrasqueira Plan 2 Carvão

    345,00
  • Churrasqueira Plan 2

    399,00
  • Churrasqueira Tuozi Venit Flex Plus Hotte

    Churrasqueira Venit Flex Plus Hotte

    449,00
  • Churrasqueira Alvor

    289,00