Cada vez mais as cozinhas exteriores são uma tendências e não se restringem apenas à churrasqueira em si. Existem cada vez mais módulos e opcionais que transformam o acto de fazer um churrasco numa verdadeira arte.

Um equipamento cada vez mais utilizado nesse tipo de ambiente é a chapa ou Teppan Yaki. Mas em que consiste este electrodoméstico? TeppanYaki é um estilo da culinária japonesa que usa uma chapa de ferro para cozinhar alimentos. A palavra teppanyaki é derivada de teppan, que significa prato de ferro, e yaki, que significa grelhado. No Japão, o teppanyaki refere-se a pratos cozidos usando uma grelha de ferro, incluindo bife, camarão e legumes.

Esse equipamento é muito comum em restaurantes, e costuma ocupar boa parte da cozinha desses estabelecimentos. Mas, ao pensar num ambiente residencial, também é possível encontrar a chapa integrada em cozinhas exteriores.

Como funciona o Teppan Yaki?

Este electrodoméstico consiste numa placa de aço inoxidável, adequada para preparar os alimentos directamente. Por norma costuma ter 2 zonas de aquecimento e botões que regulam a temperatura (Termostato regulável). Não se esqueça que a temperatura dos alimentos também influenciará a sua confecção. Por isso, deixe-os repousar, pelo menos, uma hora fora à temperatura ambiente. O tempo de preparação pode variar conforme a espessura dos alimentos.

Limpeza do equipamento

A chapa Teppan Yaki é um equipamento prático, sendo necessário limpá-la após cada uso, retirando a gordura e outros resíduos. A limpeza pode ser feita com pano húmido mas sempre tendo cuidado de verificar se o equipamento já arrefeceu! Molhe um pano macio numa mistura de água morna e detergente neutro. Não se esqueça de retirar resíduos menores e limpar os cantos da chapa. Se tiver sujidade mais incrustada pode deixar é pingar algumas gotas de azeite sobre a chapa e esperar que ela aqueça. Assim,, os resíduos amolecerão e poderá retirá-los facilmente assim que o aparelho arrefeça.

Quando usar a chapeira na sua cozinha exterior?

A chapa é um dos itens essenciais de uma cozinha exterior e pode ser bastante utilizada no quotidiano, de modo a fazer parte do grupo de equipamentos mais versáteis na hora cozinhar. Ao mesmo tempo que uma pessoa prepara o grelhado, a outra pode cozinhar alimentos de forma saudável na chapa.

O que achou do nosso artigo? Quer outras dicas de como montar uma cozinha exterior funcional e completa? Então experimente o nosso simulador 3D.

  • Plan 2 Carvão

    Churrasqueira Plan 2 Carvão

    345,00
  • Churrasqueira Plan 2

    399,00
  • Churrasqueira Tuozi Venit Flex Plus Hotte

    Churrasqueira Venit Flex Plus Hotte

    449,00
  • Churrasqueira Alvor

    299,00