, ,

Como construir uma hotte/chaminé correctamente?

Não basta comprar um bom recuperador se a seguir não construir uma hotte como mandam as regras. A “hotte” também pode ser designada por “pano da lareira” ou “saco da chaminé” e consiste na parte da campânula que tapa a tubagem de exaustão de fumos.

É importante que a construção da “hotte” seja feita correctamente e não falte nenhum detalhe. Sabia que caso não coloque grelhas para convecção/despressurização e para o arrefecimento no interior da estrutura pode ter danos?

De seguida mostramos uma imagem que ilustra uma hotte concebida da maneira correcta:

A hotte, quer seja em alvenaria ou pladur deve ser correctamente isolada no seu interior com lã de rocha ou silicato de cálcio. Se optar pela lã de rocha escolha painéis que tenham uma das faces em alumínio. Essa face deve ficar sempre voltada para a fonte de calor. Nas emendas entre placas coloque fita de alumínio.

A lã de rocha tem como objectivos a manutenção de baixa temperatura na parte externa da hotte, protegendo os objectos em contacto com esta e evitar fissuras no revestimento em caso de elevações de temperatura. Constitui uma barreira às fortes perdas térmicas (o painel de lã de rocha protege as paredes e evita choques térmicos como, por exemplo, logo após a ignição); O revestimento de alumínio protege a altas temperaturas, reflecte o calor para o interior de hotte.

Deverá instalar grelhas de despressurização/convecção na chaminé. É obrigatório colocar uma grelha junto ao chão e outra mais acima. Assim, o ar frio entra pela grelha inferior e o calor existente no interior da hotte sairá pelas grelhas de cima, obtendo um maior rendimento e arrefecimento da estrutura. A hotte deverá ser feita em 2 andares, a cerca de 30 cm do tecto deverá ter outro andar que equivale à câmara de descompressão.

Caso esteja indeciso qual material escolher para o “hotte” recomendamos o gesso cartonado ignífugo, uma vez que ele possui no seu interior fios de fibra de vidro o que permite reforçar a placa.

Lembre-se que antes de iniciar a instalação deverá:

• Certificar-se que o chão consegue suportar o peso do aparelho e realizar um isolamento adequado em caso de estar fabricado com material inflamável (madeira) ou material susceptível de ser afectado por choque térmico (por exemplo, gesso);
• Quando o aparelho for instalado sobre um chão não completamente refractário ou inflamável tipo parquet, alcatifa, etc., é preciso substituir a referida base ou introduzir uma base ignífuga (resistente ao fogo). Exemplos de materiais a usar são: estrado de aço, base de vidro ou qualquer outro tipo de material ignífugo.
• Certificar-se que a conduta de fumos e os tubos aos que se vai ligar o equipamento são adequados.
• Mantenha afastado qualquer material inflamável ou sensível ao calor (móveis, cortinas, roupas) a uma distância mínima de segurança de uns 100cm, incluída a zona em frente à porta de carga.

Nunca poupe na conduta de evacuação de fumos:

A conduta para a evacuação de fumos é fulcral no bom funcionamento do recuperador cumprindo duas funções:
- Evacuar os fumos e gases para fora da habitação.
- Proporcionar a tiragem suficiente para que a chama se mantenha viva.
É por isso imprescindível instalar tubagens recomendadas pelo fabricante e fazer a sua manutenção e limpeza. Sabia que grande parte das reclamações por mau funcionamento dos recuperadores referem-se exclusivamente a uma tiragem desadequada?

Saiba que requisitos deve cumprir:

• A secção interior deve ser perfeitamente circular, deverá tratar-se de tubo em inox e nunca em alumínio.
• Estar termicamente isolado em todo o seu comprimento para evitar fenómenos de condensação, é obrigatório usar tubo duplo isolado no exterior da habitação.
• Não apresentar estrangulamentos (ampliações ou reduções) e ter uma estrutura vertical com curvas não superiores a 45°.
• Não usar secções horizontais.
• Se o tubo já foi utilizado anteriormente deverá estar limpo.
• Respeitar os dados técnicos do manual de instruções.

Em caso de dúvida os especialistas da Smartfire ajudam-no a encontrar a solução ideal para atender às suas necessidades, guiando-o pelo processo a cada passo do caminho.

  • Fita Adesiva de Alumínio - Rolo 50 mts

    Fita Adesiva de Alumínio - Rolo 50 mts

    6,43
  • Painel de Lã de Rocha (Caixa 10 Unidades)

    Painel de Lã de Rocha (Caixa 10 Unidades)

    129,00
  • Tinta de Alta Temperatura em Spray - Antracite

    Tinta de Alta Temperatura em Spray - Antracite

    13,48
  • Rolo de Lã de Rocha (10 x 1,2 mts)

    Rolo de Lã de Rocha (10 x 1,2 mts)

    88,00