Tendencialmente sabemos que os recuperadores de calor são para embutir em lareiras existentes ou numa hotte de pladur ou alvenaria. Mas a arquitectura actual levou as lareiras modernas a outro nível, apresentando cada vez  mais soluções despojadas. Os projetos simples e minimalistas são uma forte tendência atualmente. Na Smartfire encontra modernos recuperadores que podem ser colocados na sua sala sem serem embutidos, assumindo-se como uma peça central de decoração.

Por norma, os arquitectos escolhem recuperadores em fundição sem ventilação. Ou seja, são equipamentos estilo foyer (têm uma cúpula na parte superior por onde irradia o calor, em fundição, com uma boa inércia, ou seja altamente eficazes na retenção e dissipação do calor. Este design beneficia com a eficiência térmica e durabilidade destes equipamentos, permitindo a integração de um elemento de aquecimento nos projectos sem a necessidade de embuti-lo. Assim obtemos o efeito naked fireplaces.

Conheça os modelos:

Na Smartfire encontra modelos exclusivos, que permitem a implantação no conceito naked fireplace: veja os modelos aqui.

A instalação

O conceito dos projectos minimalistas é baseado na procura da máxima funcionalidade e pureza de formas. Quando aliados aos recuperadores em ferro fundido da Invicta ou Kratki, convergem no sentido de se atingir o máximo rendimento térmico. Se possível posicione o equipamento numa zona central da planta, fazendo que o calor circule (convecção natural) e se espalhe para as divisões contíguas.

Pode instalar o recuperador numa base elevada, num banco em betão, ou mesmo ao nível do piso. Materiais distintos e texturas diversas podem ser utilizados, potencializando o resultado final. Pode conjugar o recuperador com materiais como pedra, betão, aço ou alvenaria. Nada mais simples, nada mais económico. Este equipamento só precisa de tubo que encaixa na gola (na parte superior).

Na Smartfire encontra uma vasta diversidade de recuperadores em ferro fundido. Comercializamos equipamentos que se adaptam aos mais diversos espaços, com uma só frente, de  canto, de dupla face, com design moderno ou tradicional, a escolha é sua!