Caldeira Semi-Automática Hydromatik ECO 24

Se está à procura de uma Caldeira a Pellets para Aquecimento Central já se deparou com os termos “automática” e “semi-automática”. Muito possivelmente está baralhado e não sabe qual adquirir. Não se preocupe, nós ajudamos.

Basicamente estes termos remetem para a questão da limpeza da caldeira. Na caldeira automática a limpeza é mais fácil e acessível a qualquer pessoa.

Caldeira Automática

Por norma as caldeiras automáticas incluem sistemas de limpeza automáticos. Estes sistemas fazem a limpeza dos tubos de fumo dos permutadores e das cinzas que se depositam no queimador. Estes sistemas, por norma, são activados quando a caldeira está em funcionamento, com ciclos definidos pelo fabricante e durante a fase de desactivação.

O principal cuidado a ter, consiste na limpeza da gaveta de cinzas que está localizada na parte inferior da caldeira. Dependendo do número de horas de funcionamento poderá ter de a esvaziar uma vez por mês. Lembre-se que a caldeira não deve entrar em funcionamento sem a gaveta de cinzas colocada no seu interior.

Ainda que o queimador tenha limpeza automática (mecânica ou através de ventilação) é conveniente que verifique com alguma periodicidade se o mesmo não tem resíduos a obstruir os seus buracos. Uma obstrução não permite a passagem do oxigénio necessária a uma combustão correcta.

Caldeira Semi-Automática

Nas caldeiras semi-automátias é importante fazer a limpeza regular do queimador. Esta pode ser feita de uma forma prática através do auxílio de um simples aspirador de cinzas. A operação de limpeza deve ser executada após cada queima de aproximadamente 30 kg de pellets para uma caldeira de 12 kW e 60 kg de pellets nas caldeiras mais potentes.

Manutenção semanal: Para efectuar esta manutenção na caldeira, deverá proceder-se à limpeza dos tubos de passagem de ar. Para tal deverá levantar-se a tampa existente na zona superior da caldeira e de seguida rodar e levantar várias vezes os manípulos aí existentes, de forma a provocar a queda da sujidade acumulada no interior dos tubos. Há caldeiras que têm uma alavanca lateral que deverá ser accionada com força.

De seguida deve retirar-se o cesto de queima e o cesto de cinzas e aspirar as cinzas de ambos.

Atenção

Antes de proceder a qualquer operação de limpeza é imperativo que a caldeira se encontre desligada e suficientemente fria para evitar acidentes e queimaduras.

A periodicidade das tarefas de manutenção está dependente da qualidade dos pellets e das instruções descritas no manual do aparelho. As operações de manutenção garantem que o produto funcione correctamente. Se estas operações não forem realizadas, a segurança do produto e o seu desempenho serão afectados.

Encontre a melhor solução para si!

Os especialistas da Smartfire ajudam-no a encontrar a solução ideal para atender às suas necessidades, guiando-o pelo processo a cada passo do caminho. Ainda tem dúvidas? Entre em contacto connosco hoje e um dos experientes membros da nossa equipa encontrará a combinação perfeita para si e para o seu lar.

International customers please find us at www.smartfire.eu