No inverno, um bom conforto térmico deve garantir uma sensação suficiente de calor. No verão, ele deve limitar esse calor para evitar que fique demasiado quente.

Este é o primeiro critério que vem à mente, que mesmo que seja decisivo, não é o único. Para obter um conforto térmico satisfatório, é necessário definir uma temperatura suficiente. Costumamos dizer que a temperatura ambiente confortável está entre 19 ° C e 20 ° C. Cuidado para não super-aquecer, pois a passagem de 20 ° C para 21 ° C leva a um aumento no consumo de energia de cerca de 7%.

Variações de temperatura

O conforto térmico é melhor quando a variação de temperatura é baixa. Para suavizar as temperaturas o melhor possível, deve ser implementada uma regulação eficaz . De facto, nem todos os modos de aquecimento são capazes de uma regulação tão fina.

Distribuição de calor

A uniformidade da temperatura melhora o conforto térmico. É mais fácil conseguir essa harmonia quando existem vários emissores de calor (radiadores em cada ambiente). No caso de um único ponto quente, por exemplo, uma salamandra na sala, as temperaturas são menos homogéneas.

Humidade do ar

Um nível de humidade entre 40% e 60% fornece um bom conforto térmico. Com uma humidade alta, tenderemos a aumentar a temperatura levando a um consumo excessivo de energia).

Conclusão: Como obter um bom conforto térmico?

Por fim, é o próprio habitante da casa que melhor define o conforto térmico ideal. Para obter um conforto térmico satisfatório, é necessário actuar ao nível da estrutura, nos sistemas e nos ocupantes. No que respeita ao edifício (estrutura), deve optar por um bom isolamento e janelas eficientes  de forma a evitar perdas energéticas.

Ao nível do sistema deveremos optar por equipamentos adequados ao espaço a aquecer. Por exemplo, se falamos numa pequena casa, um recuperador com saídas de ar canalizáveis pode ser suficiente. Ao invés, se queremos climatizar uma grande área talvez tenhamos de optar por um equipamento que faça aquecimento central.

Encontre a melhor solução a para si!

Os especialistas da Smartfire ajudam-no a encontrar a solução ideal para atender às suas necessidades, guiando-o pelo processo a cada passo do caminho. Ainda tem dúvidas? Entre em contacto connosco hoje e um dos experientes membros da nossa equipa encontrará a combinação perfeita para si e para o seu lar.

International customers please find us at www.smartfire.eu

  • Recuperador C180DF

    1.118,00
  • Recuperador 700 Eco 14kW

    Recuperador 700 Eco 14kW

    458,00
  • Recuperador Ferro Fundido c/ Ventilação 760 14kW

    Recuperador Ferro Fundido c/ Ventilação 760 14kW

    878,00
  • Recuperador I70/3

    Recuperador I70/3 10.5kW

    849,00