Em dias frios nada melhor do que estar num ambiente aconchegante com a família. Uma casa de madeira é o cenário ideal para aproveitar o frio junto a um recuperador ou salamandra. Além do conforto, um recuperador ou salamandra acrescenta um toque ao design da casa de madeira.

Tipos de combustíveis mais adequados a recuperadores ou salamandras em casas de madeira

Atualmente existe uma vasta opção de modelos que podem ser utilizados em casas de madeira. As opções mais procuradas são: lenha, pellets e bioetanol.

Lenha

As lareiras a lenha são o modelo mais tradicional, são muito apreciadas porque proporcionam aconchego através da presença visual do fogo. Além disso, esse tipo equipamento para aquecimento numa casa de madeira, tende a ser mais relaxante, devido ao som dos estalos da madeira enquanto queima.

Normalmente as casas de madeira encontram-se em áreas rurais onde naturalmente abunda lenha a um preço interessante e facilmente acessível. A lareira a lenha fornece uma presença bastante imponente, tornando-se uma peça de destaque na decoração. Se optar por lenha pode escolher um recuperador ou salamandra.

Pellets

Um dos tipos de lareira mais práticos e simples de ser utilizado é a pellets. Ela pode ser controlada através de um ecran, de ignição automática e programável. A funcionalidade é melhorada ao mesmo tempo que tem a presença visual da chama.

Bioetanol

Para quem não dispensa o conforto sem abrir mão da sustentabilidade, há ainda a opção do bioetanol. Moderna e prática, este tipo de lareira funciona na presença de bioetanol e não necessita de  chaminé. A instalação deste tipo de lareira é simples, não faz lixo e nem requer grande manutenção. É uma opção eficiente, prática de ser utilizada e sustentável, não tem o mesmo poder de aquecimento da lenha ou dos pellets.

Ao escolher uma lareira para uma casa de madeira não se esqueça de:

  • A sua casa já está construída ou em construção?
  • É possível fazer uma obra se a casa já estiver pronta?
  • Consegue passar as tubagens pelas paredes?
  • Precisa construir uma chaminé?
  • Qual o tamanho do ambiente a aquecer?
  • Qual será a sua finalidade: aquecer ou decorar?
  • Que tipo de combustível prefere?
  • Qual o orçamento disponível?

Onde deve instalar o recuperador ou salamandra?

Aqui é importante seguir o princípio do aquecimento por zonas, ou seja, instale a salamandra ou recuperador onde a família passa mais tempo.

É seguro ter um recuperador ou salamandra numa casa de madeira?

Sim, é bastante seguro desde que siga as nossas recomendações:

  • Escolha um fabricante que cumpra as normas e seja certificado;
  • É muito importante seguir as instruções do fabricante no manual de instalação, o equipamento deve respeitar as distâncias a produtos inflamáveis. O equipamento deverá ser instalado numa zona com base e costas com materiais não combustíveis;
  • Tenha especial atenção à proximidade com janelas e paredes de vidro. Isso porque o calor libertado pela combustão pode ocasionar choque térmico propiciando a quebra dos vidros;
  • Invista em tubagens duplas isoladas e isole bem a hotte onde vai inserir o recuperador. A correta instalação e um isolamento bem feito são fundamentais para o sucesso do projecto;
  • Lembre-se que a queima da lenha e pellets gera fuligem e creosoto, então cumpra religiosamente a rotina de manutenção da chaminé ou tubagens de exaustão.