Estou a ter alguma dificuldade em manter o fogo aceso

A nossa casa é um local onde procuramos sempre o máximo de aconchego e conforto possível. Com o frio, é importante manter a casa quente para que se sinta bem na comodidade do seu lar. Quando utiliza o seu recuperador de calor, não está só a poupar dinheiro como também cria um ambiente relaxante.
Certamente que já se deparou com dificuldades em manter o fogo aceso e neste artigo iremos apresentar algumas soluções, para o ajudar a resolver este problema.

Segurança é a questão-chave!

Uma das questões a ter em conta é, certificar-se que não há objectos ou produtos por perto que possam incendiar-se. Deve utilizar as ferramentas próprias para limpeza e para manuseamento da lenha enquanto arde.
Aconselhamos a utilização de luvas de material resistente a altas temperaturas. Antes de acender o fogo deve deixar o ambiente bem ventilado.
Por fim, quando se for deitar ou sair de casa, é fundamental que tenha o cuidado de apagar o fogo.

Manutenção é importante!

É necessário fazer regularmente uma manutenção no seu equipamento. Primeiramente, deve remover a cinza acumulada, tanto na caixa de cinzas, tanto no defletor. Assim, as cinzas em excesso, não irão prejudicar a tiragem. Deve se certificar que a conduta de fumos está nas conformidades e que não apresenta sinais de obstrução por falta de limpeza (se apresentar, deverá ser requerida a intervenção de um técnico). Verifique também, se a chaminé está devidamente limpa e desimpedida. Procure por rachaduras na chaminé para evitar má tiragem. O vidro deve ser limpo com um produto adequado, evitando que o produto atinja o cordão de vedação e as partes metálicas.

Acender o fogo

Abra o regulador de entrada de ar, assim como a borboleta do mesmo. Se o seu equipamento possuir portas de vidro, abra-as antes de acender o fogo. Isto irá permitir que o interior se aproxime da temperatura ambiente. Acenda vários focos de chama em vários locais no interior. Deixe o fogo respirar, dando espaço entre os materiais combustíveis, para que o oxigénio possa queimar gradualmente. Quando a chama estiver bem acesa, deve ir acrescentando troncos maiores e ir recarregando à medida que for necessário.

Dificuldade em manter o fogo aceso?

Umas das possibilidades, é o facto de que, nas casas de hoje em dia, existe uma estanquicidade excessiva. Isto, com extractores de cozinha potentes ou sistemas de ventilação forçada por extracção, podem impedir o funcionamento correcto do recuperador.

Para começar, verifique a abertura do registo de ar de combustão e a entrada de ar no compartimento.

A corrente na chaminé do recuperador pode se tornar descendente. Surgindo assim, fumos e dificuldade para acender o recuperador ou manter o fogo aceso. Para verificar a corrente, pode acender um isqueiro perto da tubulação para ver se a corrente sobe ou desce. A fim de resolver esta situação, é necessário compensar com entradas de ar adicionais na divisão onde está instalado o recuperador.

Certifique-se de que a chaminé se encontra devidamente limpa. No entanto, se não se encontrar limpa, pode usar um tronco limpa chaminé, este serve para eliminar fuligem, resinas, gorduras e incrustações provocadas pela combustão. Uma chaminé devidamente limpa, melhora o seu rendimento, facilita a sua utilização, assim como também reduz o consumo de combustível.

Outra possibilidade é a conduta de fumos estar obstruída por falta de limpeza, assim sendo, deverá ser requerida a intervenção de um técnico.

Deve ter em atenção ao tipo de lenha que usa, evitando usar lenha húmida. Se usar lenha de baixa densidade, por exemplo de pinheiro, esta irá queimar rápido e terá de recarregar com mais frequência. Pelo contrário, usando uma lenha de alta densidade, como por exemplo de carvalho, irá queimar mais lentamente assim produzindo um calor mais duradouro e evita os abastecimentos frequentes. Consulte o nosso artigo “Qual é a melhor lenha para o recuperador de calor / salamandra?” para mais informação.

Encontre a melhor solução para si!

Os especialistas da Smartfire ajudam-no a encontrar a solução ideal para atender às suas necessidades, guiando-o pelo processo a cada passo do caminho. Ainda tem dúvidas? Entre em contacto connosco hoje e um dos experientes membros da nossa equipa encontrará a combinação perfeita para si e para o seu lar.

International customers please find us at www.smartfire.eu

 

  • Recuperador Selenic de Canto (frente+lateral) 14kW

    774,00
  • Recuperador 700 Primo c/ Registo 10kW

    622,00
  • Recuperador 700 Option 12kW

    675,00
  • Recuperador Vista 100 9.7kW

    2.398,50