Não há nada mais aconchegante do que sentar perto de uma lareira a lenha num dia frio. Mas, infelizmente, não emana só calor!

A queima de lenha origina algum fumo e o fumo é mais que uma névoa, contém partículas de poluição, algumas delas tão pequenas que não podem ser vistas a olho nu. Mas essas partículas são pequenas o suficiente para serem respiradas, entrar nos seus pulmões e causar todos o tipo de problemas.

Como é que o fumo da lareira é prejudicial?

Não há como negar que uma lareira pode ser aconchegante, mas também produz emissões que geralmente são consideradas prejudiciais à nossa saúde. A queima de madeira pode ser uma fonte significativa de poluentes que levam à má qualidade do ar. É muito fácil as pequenas partículas de poluição entrarem no seu corpo, nos seus pulmões e até mesmo na sua corrente sanguínea. O resultado imediato pode ser olhos lacrimejantes, tosse ou coriza.

Com o tempo, respirar constantemente esses poluentes pode causar sérios problemas de saúde. A curto prazo, pode provocar tosse, respiração ofegante ou ataques de asma. Também pode causar doenças como bronquite, pneumonia e outros problemas respiratórios. A longo prazo, eles podem agravar doenças cardíacas e pulmonares crónicas e até desencadear ataques cardíacos e cancro do pulmão.

Quem é afectado pelo fumo da lareira?

Qualquer pessoa com uma condição cardiovascular ou pulmonar preexistente corre maior risco, mas é importante que todos limitem a exposição ao fumo resultante da queima de madeira. Crianças, quer tenham condições subjacentes ou não, correm um grande risco. Os seus pulmões ainda se estão a desenvolver e assim são prejudicadas pela exposição prolongada ao fumo. As crianças também respiram mais ar por quilo de massa corporal do que os adultos, o que significa que respiram mais poluição do os adultos.

Mas não é necessário existirem doenças anteriores para ser prejudicado pelo fumo resultante da queima da madeira. Se é propenso a alergias, isso pode provocar o agravamento do problema. Quem sofre de asma pode ter mais crises e mais graves.

Como posso tornar minha casa segura?

Muitos portugueses queimam madeira para se aquecerem ou para cozinhar. No entanto, uma grande parte das lareiras, recuperadores e salamandras são antigos e ineficientes. Uma forma de saber se o seu recuperador ou salamandra não está a funcionar correctamente quando  sente o odor a fumo quando queima lenha. Não é normal sentir cheiro a fumo em casa quando se usa uma salamandra ou recuperador. Se sentir, é sinal que precisa de trocar o equipamento. Certificar-se de que seu equipamento está em boas condições de funcionamento é importante.

Atenção que não confunda esta situação com uma abertura incorrecta da porta. Muitos utilizadores de recuperadores e salamandras abrem a porta de repente para carregar o equipamento de lenha. Obviamente que essa abertura repentina puxa o ar que está na câmara de combustão e o fumo entra na divisão onde o equipamento está instalado. Abrir correctamente a porta dum equipamento significa abrir o trinco, deixar uma abertura de poucos centímetros e depois ir abrindo a porta lentamente.

Como mencionado, muitos dos recuperadores e salamandra actualmente em uso são antigos e, quanto mais velhos, menos eficientes.Pode começar com pequenas melhorias para tornar a sua casa mais segura, começando por trocar o recuperador ou salamandra. Sabia que os modelos mais novos seguem regulamentos de qualidade do ar mais rigorosos e queimam de forma mais limpa? É o Ecodesign!

Ao procurar um novo modelo, certifique-se de que o escolhido tem Ecodesign, é de um fabricante conceituado no mercado e tem o pós-venda assegurado.

Se o custo para trocar o equipamento não for uma opção, existem maneiras de tornar a queima de madeira em sua casa mais segura e limpa. Eis as nossas sugestões:

– Não use madeira recém-cortada, queime madeira seca. A madeira rachada, coberta e armazenada ao ar livre por pelo menos seis meses é considerada seca;

– Peça a um profissional certificado para inspecionar e limpar a sua lareira e chaminé todos os anos. A manutenção de rotina garantirá que não haja rachaduras, correntes de ar indesejadas ou creosoto nas tubagens.

– Certifique-se de que a sala onde a lareira está localizada seja bem ventilada;

– Não queime plástico, lixo ou madeira tratada na sua lareira, recuperador ou salamandra.

– Acenda o fogo com jornais ou pequenos pedaços de madeira seca.

Sabia que na Smartfire encontra recuperadores de calor com certificação Ecodesign? Também prestamos aconselhamento técnico, se tem uma lareira e não sabe se existem recuperadores compatíveis contacte-nos. Lembre-se que a saúde é um bem precioso e é importante um ambiente aconchegante e livre de poluentes!