Tal como o nome indica, um recuperador de calor aproveita o calor gerado pela combustão. Tal como uma lareira tradicional, num recuperador de calor é possível observar a chama. Mas as lareiras tradicionais aquecem muito pouco e grande parte do calor sai pela chaminé.

O que é um recuperador de calor?

Um recuperador de calor consiste numa caixa fechada, fabricado em aço ou ferro fundido, com uma porta com vidro vitrocerâmico e pode ter frente e uma lateral (de canto) ou uma frente e duas laterais (trifacial). Os recuperadores de calor foram desenvolvidos para resistir a altas temperaturas, podendo ser embutidos em lareiras tradicionais ou em estruturas em gesso cartonado ignífugo (pladur rosa).

Os recuperadores são equipamentos extremamente seguros comparativamente com as lareiras abertas pois não permitem que a lenha ou brasas rolem para o exterior. Além disso podem ter entradas de ar exterior para fazerem a combustão.

Conheça as 5 vantagens dos recuperadores de calor:

1 – Economia:

Os recuperadores de calor a lenha são equipamentos semelhantes às lareiras, no entanto, os recuperadores são muito mais económicos. Os recuperadores a lenha reaproveitam o calor de forma mais eficaz. Os novos modelos são extremamente eficientes e alguns têm rendimento A+.

2 – Segurança:

Por serem equipamentos fechados é possível controlar a chama, isto é, a segurança é garantida, não existindo a possibilidade da lenha ou brasas caírem.

3 – Limpeza:

Os recuperadores de calor são fechados e assim as cinzas ficam somente no seu interior. A limpeza é facilitada se usar um aspirador de cinzas. Actualmente com o Ecodesign as emisssões de poluentes foram reduzidas.

4 – Rendimento:

Contrariamente às lareiras tradicionais que deixam escapar o calor pela chaminé, os recuperadores permitem reaproveitar esse calor gerado pela combustão seja pela convecção natural, irradiação, através da convecção forçada (ventilação) ou aquecimento central.

5 – Design:

Quando procura um equipamento para aquecer a sua casa, de certeza que pondera escolher o melhor a nível de aquecimento, no entanto, o design e a estética do recuperador também pesam na hora de decidir. Os recuperadores de calor adaptam-se perfeitamente a vários estilos de decoração, podendo ser modernos ou tradicionais e para além disso, proporcionam a visualização das chamas de diversas perspetivas.

Como a oferta é bastante grande, o melhor é pedir apoio. Na Smartfire aconselhamos os nossos clientes e indicamos os recuperadores adequados às suas necessidades!