As Bombas de Calor são equipamentos de elevada eficiência energética (utiliza como fonte de energia, o calor extraído do ar exterior e, por isso, acaba por utilizar muito menos energia para manter o nível de conforto pretendido), económicos, seguros e sem emissões de poluentes.

A bomba de calor explora a energia do ar para aquecer a água para uso doméstico e é capaz de produzir o consumo anual de um família média sendo até 75% desse aquecimento gratuito (energia renovável), contribuindo para um futuro energético sustentável e uma redução das emissões de CO2. O princípio de funcionamento da bomba de calor é o inverso de um frigorífico. Enquanto que um frigorífico transfere calor do interior para o exterior, a bomba de calor extrai calor do meio envolvente e transfere-o para outro meio.

A eficiência de uma bomba de calor é representada pelo coeficiente de performance (COP), que indica a quantidade de calor, utilizável, gerado pela bomba de calor por cada kWh de electricidade consumido. Este valor depende da temperatura interior e exterior e é, consequentemente, meramente indicativo. Quanto maior é o COP mais eficiente é o equipamento.

Consoante o modelo e as condições, uma bomba de calor ar/água proporciona, normalmente, cerca de 3 kWh de calor utilizável por cada kWh de electricidade que consome. O que significa que aproximadamente 2/3 do calor é gratuito.

Na Smartfire encontra bombas de calor para aquecimento de águas sanitárias e bombas de calor para o aquecimento de piscinas.

Bombas de AQS (Aquecimento de Águas Sanitárias):

As bombas de calor AQS (aquecimento de águas sanitárias), são uma solução eficiente para o aquecimento de águas, são mais eficientes do que os esquentadores e termoacumuladores convencionais.

Bombas para Piscinas:

As bombas de calor para piscinas residenciais são a solução ideal para aquecer a sua piscina e utilizá-la com maior frequência ao longo do ano, ao mesmo tempo que poupa na energia.

Poderá desfrutar da sua piscina mais do que nunca e prolongar a época de natação. Ao instalar uma bomba de calor para piscina, duplicará ou triplicará sua utilidade. Uma bomba de calor para piscina usará apenas 1 unidade de energia (eletricidade) para produzir 4-6 unidades de energia (calor na água da piscina). Com as nossas bombas de calor para piscina pode economizar mais de 80% em custos operacionais.

Vantagens das bombas de calor:

Custos operacionais mais baixos: As bombas de calor são mais baratas do que os sistemas de combustão. Quanto mais eficientes em termos energéticos forem os sistemas, maior será a economia de energia a longo prazo.

Menos manutenção: As bombas requerem menos manutenção do que os sistemas de aquecimento por combustão.

Maior segurança: Como funcionam através de eletricidade e não queimam qualquer tipo de combustível, apresentam menos problemas relacionados com a segurança.

Reduz as emissões de carbono.

Estes equipamentos têm uma vida útil longa.

Desvantagens das bombas de calor:

Elevado custo inicial: As bombas de calor têm um custo inicial significativo, no entanto, a longo prazo compensam.

Requerem um local para serem instaladas, ocupando algum espaço;

Não são totalmente neutras em carbono: As bombas de calor dependem de eletricidade para operar, o que significa que não são totalmente neutras em carbono.

  • Baxi BC AQS 200-300 IN

    Bomba de Calor Monobloco BC AQS 200 IN E

    2.224,24