O aquecimento central é uma das opções que permite melhorar o ambiente da sua habitação de forma homogénea. Em que consiste o aquecimento central? Quais são as suas vantagens e desvantagens? É económico ou, por outro lado, bastante dispendioso? De seguida iremos abordar estas questão e muitas mais.

Como funciona o sistema de aquecimento central?

O aquecimento central fornece calor a todo o espaço interior, partindo de um ponto e espalhando-se por todas as divisões. O aquecimento central gera calor a partir de um ponto único, como uma caldeira, que depois distribuído pelos diferentes espaços através de tubagem própria, com circulação de água e o calor é emanado através de radiadores ou piso radiante. Dentro dos radiadores a troca de energia acontece e a temperatura da água diminui e a dos radiadores aumenta, assim que atinge a temperatura ambiente, a habitação fica mais quente e agradável.

Em termos de temperatura, o ideal será que mantenha o ambiente interior na ordem dos 20º C. Nem muito mais quente nem muito mais frio.

Vantagens do aquecimento central:

 

– Este tipo de sistema de aquecimento proporciona um aumento da temperatura ambiente sem remover a qualidade do ar que respira;
– Permite acabar com a humidade e formação de bolores, no interior da habitação;
– É silencioso e permite aquecer várias divisões;
– Aquecimento constante, pode demorar um pouco o aquecimento de todas as divisões, mas assim que atingir a temperatura ideal, esta torna-se constante;
– Comparativamente aos equipamentos elétricos, o aquecimento central, é um sistema económico a longo prazo;
– Aumento na qualidade do sono, isto é, quando estamos num ambiente mais quente e comodo, as noites de sono acabam por ser melhores e mais relaxante;
– Pode controlar e otimizar o calor que este sistema produz, através de termostatos, aumentando assim a sua eficiência;
– Temperaturas muito frias podem alterar a pressão sanguínea e o ritmo cardíaco, pelo que uma casa com a temperatura ideal pode ajudar nesse sentido;
– Aquecimento sem circulação de ar: ao contrário de soluções como termoventiladores ou ar condicionado, o aquecimento central consegue atingir a temperatura pretendida com o ar parado, o que torna o ambiente mais confortável.
– Podem ser instalados em qualquer habitação, nova ou antiga.

Desvantagens do aquecimento central:

– Uma das grandes desvantagens é o custo inicial de instalação, caso a casa em questão ainda não possua uma rede de aquecimento;
– O custo de manutenção e a conta de energia pode ser mais elevada.

Exemplos de soluções de aquecimento central:

Existem diversos sistemas de aquecimento central no mercado, destacamos então alguns exemplos:

  1. Caldeiras: As caldeiras aquecem a água, que irá percorrer toda a rede de tubagens até que chegue aos diversos emissores de calor, tais como, radiadores e toalheiros que constituem o sistema. Este tipo de aquecimento pode ainda ser usado na produção de águas quentes sanitárias. As caldeiras são duráveis, requerem pouca manutenção e possuem um sistema de combustão seguro.
  2. Salamandras: são equipamentos que funcionam através de pellets (os pellets têm uma forma de granulado prensado, são feitos através de restos de folhas, serradura, lascas de madeira, entre outros.)
  3. Recuperadores de calor: podem ser embutidos numa lareira tradicional, ou num local específico construído para o efeito, otimizam a queima de combustível e podem também ser utilizados para aquecer a água da sua casa, dependendo do modelo escolhido.

E o combustível?

O combustível, nomeadamente o preço e a disponibilidade são factores muito importantes.

– Gasóleo: um combustível fóssil muito dispendioso, requer um depósito grande para o seu armazenamento. Não é uma fonte de energia amiga do ambiente;
– Gás: só compensa se tiver gás natural;
– Lenha: a solução mais barata e amiga do ambiente. Atenção que os equipamentos a lenha não têm acendimento nem alimentação automáticos;
– Pellets: Acabam por ser o melhor compromisso. Os equipamentos têm acendimento e alimentação automáticos e esta fonte de energia é considerada limpa e amiga do ambiente.

O que devo ter em conta antes de escolher?

Antes de optar por um sistema, considere várias condicionantes como a área da casa, necessidades energéticas, orçamento disponível, tipo de casa (alugada ou comprada), eficiência energética da mesma e, com base nisso e na informação sobre cada um dos tipo de aquecimento central, escolha a mais indicada para a sua situação.

Deve ainda, analisar ao detalhe os seguintes pontos:
Isolamento: Analise o tipo de isolamento e a facilidade com que a casa perde calor e deixa entrar frio. Se a casa não tiver um bom isolamento, é aconselhável que resolva primeiro este problema antes de instalar qualquer sistema de aquecimento. Caso contrário, não vai rentabilizar o investimento porque não será eficaz e vai ter perdas energéticas pelas janelas, tecto e paredes.

– Distribuição do calor: A distribuição do calor pode ser feita por radiadores ou através de um piso radiante. Se a casa já estiver construída é mais fácil e menos dispendioso instalar radiadores.

– Intensidade de calor necessária: A intensidade de calor que pretende, vai determinar o tamanho do radiador ou da tubagem para um sistema de piso radiante. Os cálculos em relação ao tamanho devem ser feitos por um profissional.

Como resultado, só após a análise destes fatores e de cada uma das opções de aquecimento, deve tomar uma decisão.

Se ainda tem dúvidas e quiser saber qual a solução ideal para si, o melhor é contactar-nos. Dessa forma, tomará a melhor decisão na hora de escolher a melhor solução para aquecimento central.

  • Termoacumulador Aquafer AQS c/ 1 Permutador - 100L

    Termoacumulador Aquafer AQS c/ 2 Permutadores – 200L

    699,00
  • Termoacumulador Aquafer AQS c/ 1 Permutador - 100L

    Termoacumulador Aquafer AQS c/ 1 Permutador – 200L

    599,00
  • Termoacumulador Inox Duplex c/ 1 Permutador – 150L

    633,46
  • Termoacumulador Aquafer AQS c/ 1 Permutador - 100L

    Termoacumulador Aquafer AQS c/ 1 Permutador – 150L

    489,00
  • Termoacumulador Aquafer AQS c/ 1 Permutador - 100L

    Termoacumulador Aquafer AQS c/ 2 Permutadores – 500L

    1.319,00
  • Termoacumulador Aquafer AQS c/ 1 Permutador - 100L

    Termoacumulador Aquafer AQS c/ 1 Permutador – 400L

    974,00
  • Termoacumulador Aquafer AQS c/ 1 Permutador - 100L

    Termoacumulador Aquafer AQS c/ 2 Permutadores – 150L

    587,00
  • Termoacumulador Aquafer AQS c/ 1 Permutador - 100L

    Termoacumulador Aquafer AQS c/ 2 Permutadores – 300L

    959,00
  • Termoacumulador Aquafer AQS c/ 1 Permutador - 100L

    Termoacumulador Aquafer AQS c/ 1 Permutador – 100L

    453,00
  • Termoacumulador Aquafer AQS c/ 1 Permutador - 100L

    Termoacumulador Aquafer AQS c/ 1 Permutador – 80L

    429,00
  • Termoacumulador Aquafer AQS c/ 1 Permutador - 100L

    Termoacumulador Aquafer AQS c/ 2 Permutadores – 600L

    1.399,00
  • Termoacumulador Aquafer AQS c/ 1 Permutador - 100L

    Termoacumulador Aquafer AQS c/ 2 Permutadores – 400L

    1.167,00