Neste artigo vamos analisar as principais diferenças entre os equipamentos para aquecimento de águas sanitárias.

Quando chega a altura de decidir qual o aparelho mais indicado para aquecer as águas sanitárias (para banhos e cozinha) muitos consumidores ficam baralhados porque não sabem quais os equipamentos disponíveis no mercado e quais as diferenças. Antes de fazer o investimento convém analisar quais as soluções mais adequadas à sua família e quais os consumos.

Esquentador – A solução tradicional

Com a crescente preocupação dos clientes com o facto de terem gás dentro de casa, notamos que muitos trocam os fogões e esquentadores a gás por soluções mais económicas e seguras.

Os esquentadores são a solução para quem não tem qualquer espaço e dispõe de gás natural. Ainda assim, o gás ao ser um combustível fóssil é sempre um grande investimento além de não constituir uma solução ecológica. Depois é necessário que seja um técnico credenciado a fazer a instalação. Não se esqueça de colocar um detector para proteger a sua família e cumprir com as manutenções necessárias. O esquentador além de não ocupar muito espaço, possibilita a obtenção de água quente de forma quase instantânea.

Termoeléctrico

Termoeléctrico Aquafer AQS 60 LitrosTambém conhecidos como cilindros, os termoeléctricos são reservatórios de água aquecida pronta a usar. Estes equipamentos fazem o aquecimento de água com recurso a uma resistência. São de fácil instalação e uma boa opção quando o objetivo é utilizar apenas equipamentos ligados à corrente elétrica, evitando os riscos inerentes ao gás.

Na altura de escolher o equipamento correcto é importante ter em conta a capacidade do equipamento: 40 litros é o volume adequado a calcular por pessoa (em média).

Termoacumulador

Uma das grandes diferenças para os termoeléctricos é que os termoacumuladores trabalham em conjunto com outros equipamentos. Ou seja, pode aproveitar a água quente produzida por painéis solares térmicos, por uma caldeira, por uma salamandra ou recuperador para aquecimento central para os banhos. Os termoacumuladores podem ter 1 ou 2 serpentinas/permutadores. A cada serpentina/permutador corresponde uma fonte de calor.Termoacumulador Aquafer AQS c/ 1 Permutador - 100L

Quanto a redução de custos, este equipamento tem uma poupança significativa face a um termoeléctrico. À semelhança de um carro híbrido, a tecnologia do termoacumulador permite-lhe alternar entre a resistência elétrica de apoio e a água aquecida por outra fonte de calor a biomassa ou solar, aumentando a eficiência..

Quanto ao volume de litros necessário, o racional é em tudo semelhante ao dos termoeléctricos – 40 litros por pessoa -, podendo estes equipamentos ser instalados precisamente no mesmo espaço.

Dentro do depósito existe uma resistência que aquece a água caso alguma das fontes de calor falhe e um termóstato. É fundamental que o termóstato seja regulado para uma temperatura perto dos 60° C. Uma temperatura  abaixo dos 55° C, ajuda  ao desenvolvimento de bactérias. Por outro lado, se a temperatura for muito alta os depósitos de calcário, a corrosão, as perdas de calor e o risco de queimaduras aumentam.

Bomba de Calor

Os campeões da eficiência no aquecimento de água em casa são as bombas de calor.

Com uma classificação energética A+, estes dispositivos conseguem uma poupança que chega a 85% em relação aos termoacumuladores convencionais. Incluem ainda filtros anti-legionella.Bomba de Calor Olimatik Hydro Pump 300

O sistema por trás das bombas de calor assemelha-se ao que é usado num frigorífico moderno. Na prática o ar exterior que entra – sempre mais quente do que no sistema por onde vai passar – aquece um circuito interno que, potenciado por um compressor, permite subir a temperatura da água. Tudo sem recurso a resistências elétricas e consumo de gás ou outro combustível.

Apesar de envolver um investimento mais elevado no início, as bombas de calor baixam imediatamente os consumos de eletricidade. As bombas de calor podem ter uma serpentina ou permutador que permite aproveitar o calor gerado por outra fonte seja painéis solares térmicos ou por uma caldeira.

As bombas de calor que comercializamos são monobloco ou compactas, o que se traduz numa grande poupança de espaço e não necessitam de unidades exteriores como acontece nos aparelhos de ar condicional.

Se ainda tem dúvidas e quiser saber qual a solução ideal para si, o melhor é contactar-nos. Dessa forma, tomará a melhor decisão na hora de escolher o equipamento para aquecer água.

  • Termoacumulador Aquafer AQS c/ 1 Permutador - 100L

    Termoacumulador Aquafer AQS c/ 2 Permutadores – 200L

    699,00
  • Termoacumulador Aquafer AQS c/ 1 Permutador - 100L

    Termoacumulador Aquafer AQS c/ 1 Permutador – 200L

    599,00
  • Termoacumulador Inox Duplex c/ 1 Permutador – 150L

    633,46
  • Termoacumulador Aquafer AQS c/ 1 Permutador - 100L

    Termoacumulador Aquafer AQS c/ 1 Permutador – 150L

    489,00
  • Termoacumulador Aquafer AQS c/ 1 Permutador - 100L

    Termoacumulador Aquafer AQS c/ 2 Permutadores – 500L

    1.319,00
  • Termoacumulador Aquafer AQS c/ 1 Permutador - 100L

    Termoacumulador Aquafer AQS c/ 1 Permutador – 400L

    974,00
  • Termoacumulador Aquafer AQS c/ 1 Permutador - 100L

    Termoacumulador Aquafer AQS c/ 2 Permutadores – 150L

    587,00
  • Termoacumulador Aquafer AQS c/ 1 Permutador - 100L

    Termoacumulador Aquafer AQS c/ 2 Permutadores – 300L

    959,00
  • Termoacumulador Aquafer AQS c/ 1 Permutador - 100L

    Termoacumulador Aquafer AQS c/ 1 Permutador – 100L

    453,00
  • Termoacumulador Aquafer AQS c/ 1 Permutador - 100L

    Termoacumulador Aquafer AQS c/ 1 Permutador – 80L

    429,00
  • Termoacumulador Aquafer AQS c/ 1 Permutador - 100L

    Termoacumulador Aquafer AQS c/ 2 Permutadores – 600L

    1.399,00
  • Termoacumulador Aquafer AQS c/ 1 Permutador - 100L

    Termoacumulador Aquafer AQS c/ 2 Permutadores – 400L

    1.167,00