Não é fácil manter a casa acolhedora no Inverno e no Verão sem ter de ajustar constantemente a temperatura ambiente, especialmente em casas mais antigas e com um isolamento insuficiente. Se dispuser de aquecimento, o truque consiste em encontrar a definição perfeita, que lhe permita manter-se confortável sem arruinar o orçamento.

Será que existe uma temperatura ideal?

Geralmente, diz-se que entre 21 e 22 °C corresponde à temperatura ideal e mais saudável para interiores. No entanto, isso varia conforme as pessoas, sendo que um ambiente mais quente pode ser mais adequado a bebés, idosos e doentes. Por outro lado, há pessoas que costumam ter sempre calor e por isso consideram que as temperaturas ditas “normais” são demasiado elevadas.

Assim, para determinar a temperatura de conforto “ideal”, deve colocar desde logo a questão de até que ponto a sua casa precisa de estar quente, não se esqueça que a variação de poucos graus muitas vezes implica um consumo de energia maior.

Como é que a temperatura nos afecta?

O ambiente em que vivemos tem um impacto direto no bem-estar, por exemplo, quando o ambiente está demasiado quente torna-se mais difícil dormir. As crianças e os idosos são especialmente sensíveis à temperatura ambiente, sendo que para algumas, um ambiente demasiado quente (e consequentemente demasiado seco) provoca dificuldades respiratórias.

Como é evidente, o sobreaquecimento também implica mais custos. Mesmo para quem não se preocupa com questões monetárias, é pouco inteligente utilizar recursos preciosos para um aquecimento excessivo.

Qual o impacto de um ambiente frio?

Todos conhecemos alguém que gosta de dizer aos outros para se agasalharem em vez de utilizarem o aquecimento, mas essa não é de todo a solução ideal. É muito difícil dormir quando se sente frio, assim como concentrar-se no estudo e no trabalho. Há que ter isso em conta no conforto da sua família.

O facto de estar demasiado frio também pode provocar dores musculares e cansaço, uma vez que o corpo não consegue relaxar porque está em constante tensão devido ao frio. O apetite também aumenta quando está frio, pelo que a tendência é comer em demasia para tentar permanecer quente.

Como encontrar o ponto ideal?

Pondere instalar um sistema de aquecimento amigo do meio ambiente, a lenha ou pellets. Não se esqueça das perdas energéticas, por isso importa proteger a casa contra as correntes de ar, verificar o isolamento, assegurar que tem várias camadas leves de roupa da cama. Lembre-se que não pode controlar as estações, mas pode controlar o conforto da sua casa.

  • Salamandra a Pellets 2 saídas Canalizáveis Esther 10kW

    1.908,00
  • Salamandra a Pellets 2 Saídas Canalizáveis IZAR 12kW

    2.073,00
  • Salamandra a Pellets Isabella 10kW

    1.657,00
  • Salamandra a Pellets Slim Meissa 10kW

    1.999,00
  • Salamandra Boreal Slim 12 - Marfim

    Salamandra 2 Saídas Canalizáveis Boreal Slim 11kW

    2.295,00
  • Salamandra K2 10kW

    1.699,00
  • Salamandra a Pellets Delia 12kW

    2.404,00
  • Salamandra a Pellets Subtil 9kW

    1.165,00