Dados da Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) alertam-nos para o problema de risco acrescido de incêndio em habitações na altura do Inverno. A maioria dos pedidos de socorro corresponde a incêndios com origem em chaminés.

A limpeza de chaminés deverá ser uma rotina anual e corresponde a uma medida preventiva e redutora do risco de incêndio. Sabia que sempre que se acende uma lareira, os gases e fumos acumulam-se nas paredes e formam uma substância altamente inflamável designada por creosoto? A constante utilização, aliada à falta de limpeza, cria as condições para a ocorrência de um incêndio.

A manutenção periódica que permita a limpeza do creosoto e de outros detritos que se possam acumular nas chaminés, previne o risco de incêndio e evita danos no imóvel, tais como a má exaustão dos fumos que, com o passar dos anos, provoca maus cheiros na habitação e aparecimento de fumos na habitação.

Não se esqueça que as chaminés compostas por tubagens tendem a acumular muitos detritos nas curvas, daí a importância dos Tês que deverá abrir e aspirar periodicamente.

Quando deve ser feita a manutenção das chaminés?

A necessidade de limpeza variará dependendo do número de horas de uso e do tipo de combustível. Se usar a lareira ou recuperador diariamente, é aconselhável uma limpeza anual. Se o uso é esporádico ou apenas nos fins de semana, é normal fazer uma limpeza a cada dois anos.

No entanto em Portugal não há legislação específica que obrigue à limpeza das chaminés dos edifícios, mas aconselha-se os proprietários ou condóminos a fazerem uma manutenção regular.

Dicas para uma correta manutenção da chaminé

Para obter a máxima eficácia na extração de fumo e evitar a entrada de vento, poeiras e outros obstáculos à ventilação, deve limpar periodicamente a tubagem. Em cada curva a tubagem deverá ter um tê com tampo que permita a entrada na tubagem e a aspiração de detritos que se acumulam nas curvas.

  • Salamandra Subtil Nº4

    Salamandra Subtil Nº4 10.4kW

    335,00
  • Salamandra a Lenha Nº6 12kW

    369,00
  • Salamandra Subtil Nº4 com Forno

    Salamandra Subtil Nº4 com Forno/Estufa Superior 10.4kW

    375,00
  • Salamandra a Lenha Nº5 12kW

    399,00
  • Salamandra Subtil Nº4 Hexagonal

    Salamandra Subtil Nº4 Hexagonal 10.4kW

    420,00
  • Salamandra ECO 100

    Salamandra ECO 100 6.5kW

    457,00
  • Salamandra a Lenha Nº3 12kW

    494,00
  • Forno Vulcano 80

    499,00