Em muitas casas acender a lareira é um ritual diário e um momento importante na vida familiar. No entanto, há que admitir que nem sempre é fácil acender a lareira principalmente para os menos experientes.

Quer aproveitar ao máximo o calor da lareira, sem ter dificuldades no seu acendimento? Siga os nossos conselhos e truques infalíveis para acender a sua salamandra ou recuperador!

Prepare os materiais necessários para acender a lareira

Existem um conjunto de materiais necessários para acender a lareira. Tenha ao pé de si lenha, pinhas ou galhos de árvores que não podem estar húmidos. Não se esqueça de ter à mão uma pinça para mexer a lenha e há quem goste de um fole para atear o lume.

Há quem goste de acender uma lareira com jornais, mas convém evitar o uso de papéis com muitas tintas, porque têm produtos químicos e poluem o ambiente. Por uma questão de segurança, recomendamos a utilização de fósforos longos.

Convém que o recuperador ou salamandra esteja limpo

Antes de acender a lareira confirme se o recuperador ou salamandra e a respetiva chaminé estão limpas. Se tiver demasiada cinza na câmara de combustão pode ter dificuldade em atear o lume, da mesma forma que uma chaminé ou deflectores sujos podem provocar fumo e má tiragem.

Disponha a lenha

O primeiro segredo para acender a lareira com madeira é criar o modo de ignição correto. Para que a madeira não caia coloque-a na horizontal, os troncos deverão ser colocados paralelamente, criando uma estrutura estável. Algumas salamandras têm uma câmara de combustão pequena e por isso não permitem essa disposição da lenha na horizontal. Nesse caso a lenha deverá ser encostada às costas da salamandra.

Em baixo coloque os troncos maiores, por cima coloque os mais pequenos e depois os galhos ou aparas de lenha.

Verifique a tiragem

Acenda um isqueiro ou fósforo na câmara de combustão para ver se a corrente de ar sobe ou desce. Se a corrente de ar empurrar a chama para baixo procure um meio de a reverter. Você não pode acender a lareira sob circunstância alguma caso a corrente esteja descendo. Um dos métodos é usar um bloco acendedor, este material cria calor dentro da lareira, ajudando a elevar a corrente de ar, já que ele queima sem fazer praticamente fumo.

Acender o fogo

Abra a de entrada de ar, assim como o registo de fumo (borboleta) caso o equipamento o tenha. O fluxo de ar aumentará e existe um bom aporte de oxigénio para que haja ignição. Ao abrir a porta do recuperador ou salamandra, o interior vai aproximar-se da temperatura ambiente e facilitar a ignição (o ar frio é mais pesado). Acenda vários focos de chama em vários locais no interior. Deixe o fogo respirar, dando espaço entre os materiais combustíveis, para que o oxigénio possa queimar gradualmente. Se o fumo for espesso e negro, significa que a lenha tem humidade ou que falta oxigénio. Quando a chama estiver bem acesa, deve ir acrescentando troncos maiores e ir recarregando à medida que for necessário.

Problemas com o fumo?

Abra uma janela. Se tiver problema com a tiragem  e o fumo sair da salamandra ou recuperador, tente abrir um pouco uma janela. Isso funciona melhor se a janela aberta estiver oposta à lareira.