Recuperadores de calor e lareiras: quais as diferenças?

Os recuperadores de calor garantem que o calor produzido pelo equipamento fica no espaço, garantindo maior aproveitamento. Uma lareira (ou fogão de sala) é uma estrutura de interior utilizada para aquecimento do espaço, tal como um recuperador de calor, porém, sendo aberta desperdiça muito do seu potencial.

Quais são as características de uma lareira?

A lareira tradicional é constituída por duas partes fundamentais: um espaço revestido de materiais não inflamáveis onde se queima a madeira e uma chaminé que permite a saída do fumo e de outras partículas.

Uma lareira continua a ser um elemento chave da decoração de um espaço, mantendo a sua missão primordial de contribuir para o aquecimento ambiente do local em épocas mais frias.

Para além de estimularem a convivência num espaço acolhedor, as lareiras são relativamente económicas. As matérias-primas utilizadas não exigem o abate de árvores, visto tratarem-se de sub-produtos da madeira que não são normalmente utilizados de outra forma, e permitem ao mesmo tempo economizar nas despesas eléctricas e de gás.

Os recuperadores de calor são uma boa alternativa às lareiras?

Recuperador de Calor Osiris Cristal Dupla FaceCaso procure uma solução mais eficiente, considere adquirir um recuperador de calor. Os recuperadores de calor são um sistema de aquecimento semelhante às lareiras, mas com rendimentos muito superiores. A combustão dos materiais é utilizada para gerar calor, que será recuperado a fim de ser reutilizado. Permitem ainda a utilização de pellets como combustível, para além da lenha.

Os recuperadores de calor são fabricados em chapa de aço e em alguns modelos rústicos com frontal em ferro fundido, com uma porta de vidro vitrocerâmico de abertura lateral (ou guilhotina) que permite a emanação de calor através do vidro e da estrutura envolvente. Isto faz com que os recuperadores de calor sejam mais seguros quando comparados às lareiras, visto ser um sistema fechado e por isso mais fácil de controlar.

Os recuperadores de calor permitem também distribuir ar por várias divisões de uma casa, pelo que contribuem para a optimização da qualidade do ar interior, para além da sua função óbvia de aquecimento. Alguns modelos estão preparados para aquecimento de águas sanitárias e aquecimento central.

Os recuperadores de calor da Albicalor estão disponíveis numa vasta gama de modelos com diferentes estruturas e dimensões, a ar e a água, consoante as necessidades do cliente.